O deputado Wilson Santos (PSDB) quer criar na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar Pró-Agricultura Familiar com o intuito de fazer a interlocução entre órgãos e associações que organizam esses setores, como os movimentos sociais, para encontrar soluções às muitas demandas da agricultura familiar no estado. “A ideia dessa nova frente surgiu para defender os interesses dos pequenos produtores, que carecem de um espaço de defesa das pautas específicas desse setor que atualmente abrange 4,3 milhões de famílias rurais no país e responde pela produção de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros”.
Conforme Wilson Santos, a frente terá como papel debater as carências deste segmento, como a falta de infraestrutura, ponto que abrange a condição das estradas, energia elétrica, telefonia, irrigação e os preços dos produtos da agricultura familiar.
Autor de uma audiência pública que discutiu o tema com os agricultores familiares do Vale do Rio Cuiabá, no início da semana, o parlamentar já elencou como sugestão o retorno do fundo de aval para o pequeno produtor.
“O pequeno não tem garantias para buscar financiamento em instituições financeiras. Quando governador Dante de Oliveira criou um fundo de aval para atender especialmente aqueles produtores cujo acesso ao crédito estava impedido por vários problemas, entre eles a falta de garantias e a ausência de regularização fundiária”, recordou o deputado, argumentando que “infelizmente, os brasileiros das classes D e E estão excluídos desse modelo de desenvolvimento do agronegócio”.