O governador Pedro Taques e o vice, Carlos Favaro, reuniram-se, ontem à tarde, no Palácio Paiaguás, com vereadores de Lucas do Rio Verde e representantes da prefeitura e reivindicaram R$ 750 mil mensais para a Fundação Luverdense de Saúde, mantenedora do Hospital São Lucas, que atende pelo SUS. A verba seria usada para prestar atendimentos em várias especialidades. O hospital poderá ser regional e atender pacientes de cidades vizinhas. “O governador foi sensível às solicitações e nós acreditamos nessa transformação. Esse recurso será utilizado para auxiliar na manutenção do hospital, sobretudo para colocar à disposição da população cirurgias eletivas, que atualmente são encaminhadas para outros municípios”, disse o secretário de Saúde, Ramiro Azambuja.
O presidente da câmara, Dirceu Cosma (PV), acredita que o governo atenderá o pleito a curto prazo. Oficialmente, não foi previsto quando os recursos devem ser liberados “Fomos muito bem recebidos e acreditamos que as nossas solicitações serão atendidas em breve”, disse, através da assessoria.
Os vereadores ressaltaram a Taques e Favaro apoio à regionalização da saúde com a criação do novo consórcio, composto por 15 municípios. Desde o início de junho, os dois hospitais regionais, de Sorriso e de Sinop, passaram a ser discutidos amplamente pelos prefeitos do Médio-Norte. Os municípios ofereceram ao governo estadual o apoio na gestão dos hospitais regionais e a câmara defende a ação dos prefeitos para esse novo modelo de gestão da saúde pública.
“A proposta do novo consórcio é cuidar da média e alta complexidade, que já não tem sido eficiente há alguns anos. E esse gerenciamento feito pelos municípios do consórcio possibilita uma proximidade com a problemática, onde há uma sensibilidade maior nas tomadas de decisões, entender as posições culturais que existem na região e ser mais resolutivos nas questões da saúde, especialmente em média e alta complexidade, a exemplo do consórcio que gerencia o hospital em Água Boa”, explicou Ramiro.
Os vereadores também pediram que sejam designados mais policiais e viatura para Lucas.
(foto:assessoria)