O deputado Sebastião Rezende (PR) apresentou projeto de lei que dispões sobre a segurança dos transportes coletivos passageiros e obriga a instalação de dispositivos de segurança em transportes coletivos urbanos, intermunicipais e interestaduais, que circulam em Mato Grosso. Eles deverão ser instalados em local reservado e de acesso exclusivo do motorista e cobrador. Quando acionado será emitido no letreiro luminoso do veículo um pedido de socorro seguido de número do serviço de urgência da polícia.
O dispositivo ainda deverá conter um sistema de armazenamento das imagens internas do coletivo. Ainda de acordo com o projeto, após aprovação, a lei deverá ser regulamentada no prazo máximo de 90 dias, contados da data de publicação.
O projeto visa contribuir com medidas de combate a assaltos que ocorrem no interior dos transportes coletivos sejam urbanos, intermunicipais e interestaduais. Infelizmente, não raros são os fatos ocorridos colocando em risco a vida dos passageiros, dos motoristas e cobradores.
Para o parlamentar, ações simples como essas podem intimidar e ainda contribui para que a própria população possa acionar a polícia que poderá atuar mais rapidamente e garantir eficácia inclusive na prisão dos responsáveis.