O prefeito Adriano Pivetta entregou, hoje, aos vereadores, projeto do novo Plano Diretor Participativo que vai traçar o desenvolvimento organizado nos próximos 30 anos. Foram 18 meses de estudos para elaborá-lo, por técnicos da área que fizeram reuniões setoriais e audiências públicas, com expressiva participação população, que nortearam o plano.
Adriano disse que as propostas que foram apresentadas tiveram amplo debate e agora se chega ao estágio final, que é a sua aprovação. “Neste momento, repassamos todo processo para a câmara, onde cada vereador poderá analisar e discutir o plano de maneira mais detalhada”, informa, através da assessoria. Ele confirmou a incorporação de 280 hectares de terras para o Município a custo zero. “Ao contrário do que acontece em todo país, nós em Nova Mutum estamos incorporando uma grande área para o município de quase 300 hectares. Essa ação é fruto do trabalho sério que resultou na confiança de pioneiros que entenderam a necessidade expandirmos ainda mais nosso perímetro urbano”, acrescentou
O presidente do Poder Legislativo, José da Paixão, considerou um marco histórico para Nova Mutum, uma vez que através do plano diretor, o município se antecipa e planeja o futuro da cidade para os próximos anos. “Hoje, sem dúvida, é um dia que entra para a história, esse projeto vai definir qual modelo de cidade queremos e principalmente trata do crescimento de maneira ordenada e projetada”, comemora.
O Plano Diretor é uma ferramenta de busca do futuro desde um modelo viário importante, até temas essenciais como saúde, educação entre outras esferas.
A câmara convocará os vereadores para discutirem amplamente o plano diretor, em seguida será feita uma nova audiência pública e, por último, a votação em plenário.