PUBLICIDADE

Nortão: Assembleia quer tratar com governador do PR compensação por conta de obras de usima

PUBLICIDADE

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB) e diretores da Companhia Paranaense de Energia (Copel) vão ser convidados, pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, para debater soluções aos impactos da construção da Usina Hidrelétrica de Colíder (UHE), no Nortão. A empresa paranaense, controlada pelo governo, tem construído a usina, que será uma das maiores em Mato Grosso. o deputado Pedro Satélite (PSD) apresentou requerimento solicitando uma audiência com o

O pedido faz parte dos encaminhamentos da audiência pública, que ocorreu em maio, com o governador Pedro Taques (PDT). Prefeitos de Colíder, Terra Nova do Norte, Itaúba e demais cidades da região pediram intervenção do Estado devido os impactos sociais e ambientais causados aos municípios e apontaram que os repasses feitos pela Copel são insuficientes para reparar as ações nas áreas de saúde, educação e segurança pública porque os municípios receberam mais moradores. 

Orçada em aproximadamente R$ 1,5 bilhão, a usina é construída com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). Começou em 2011, com previsão inicial de entrar em operação este ano. Porém, problemas como a falta de licença ambiental, fez com houvesse atrasos e a Copel solicitou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a prorrogação do prazo para conclusão para 2017. Quando entrar em funcionamento, estima-se uma geração energética de 300 megawatts (MW).

O pedido para tratar da compensação com o governo paranaense foi feito pelo deputado Pedro Satélite (PSD).

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE