O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga e o senador Wellington Fagundes, se reuniram com o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, para tratar de vários projetos que estão sendo desenvolvidos em Mato Grosso. Um deles no médio Norte do Estado, que prevê investimentos na ordem de R$ 16,5 milhões e que beneficiará mais de 300 famílias.
O projeto atenderá a 15 cidades da região e prevê a instalação em Nortelândia de uma unidade de beneficiamento de pescado, com capacidade para abater 5 toneladas diárias, e de uma fábrica de ração, com capacidade de produção de 7 toneladas por dia. No município de Alto Paraguai será construído um laboratório de produção de alevinos (filhotes de peixe), aproveitando parte de uma infraestrutura existente. O laboratório terá capacidade para produzir 5 milhões de alevinos por ano. O convênio prevê ainda treinamento e capacitação dos futuros aquicultores. “A meta é organizar uma cadeia produtiva completa, que transforme a região numa importante produtora de pescados” – disse o senador.
O presidente da AMM, que também é prefeito de Nortelândia, disse que pediu ao ministro a celeridade na aprovação de projetos como também das emendas pendentes relacionadas aos municípios de Mato Grosso, que estão no ministério.
O ministro Barbalho, garantiu rever as emendas pendentes e os projetos que estão no ministério, como também a possibilidade de visitar Mato Grosso. O convite já havia sido feito antes, mas o ministro teve que adiar.
O prefeito Assis Raupp, de Colniza, também participou da audiência com o ministro.