O deputado federal Fabio Garcia (PSB) foi eleito coordenador-geral da Frente Parlamentar em Defesa das Energias Renováveis, Eficiência Energética e Portabilidade das Contas de Luz. A indicação foi feita durante o lançamento da frente, ontem, na Câmara dos Deputados.
O principal objetivo da frente é de lutar para que o cidadão conquiste o direito de escolher o seu fornecedor de energia, fazendo com que a competitividade entre as empresas leve à redução do preço da energia no Brasil. “Esta proposta aponta para um avanço. Em muitos outros países do mundo existe este sistema. Aqui as pessoas ainda têm que comprar a energia da distribuidora da região”.
Na câmara, os deputados já estão construindo um projeto de lei, que será protocolado na Comissão de Minas e Energia, a fim de adequar o marco legal vigente possibilitando que os consumidores escolham de qual fornecedor comprarão energia elétrica. “Dar opção ao consumidor é sempre positivo. Assim ele pode escolher, e a competição entre as empresas fará com que produtos mais vantajosos sejam oferecidos”.
Além da portabilidade da conta de luz, a Frente estudará formas de fomentar o uso de fontes renováveis de energia e de conferir mais eficiência ao sistema.