O deputado estadual Pery Taborelli (PV) se disse confiante na Justiça e tranquilo quanto à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que afastou a tese de inelegibilidade do ex-prefeito de Nova Bandeirantes, Valdir Barranco (PT), e luta para descongelar seus votos e conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa.
O entendimento da defesa de Taborelli é o de que, apesar de ter sido afastada a inelegibilidade, Barranco ainda não tem o registro de candidatura ao cargo de deputado estadual, uma vez que o TSE determinou que o processo dele retorne ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para apreciação de duas contas da Prefeitura de Nova Bandeirantes referentes à época em que ele comandou o município.
A tese vai de encontro a da defesa do petista, que aposta na possibilidade de ele responder ao processo no TRE já no exercício do mandato. Para os advogados de Taborelli, o assunto deve ser esclarecido quando da publicação do acórdão do julgamento da Corte Superior.
Taborelli e Barranco brigam pela mesma vaga, porque, embora tenha obtido mais votos que hoje deputado, o petista disputou a eleição sub judice. Ele foi enquadrado na lei da Ficha Limpa pelo TRE, recorreu ao TSE, mas seu recurso não foi julgado até o resultado das eleições de 2014. A apreciação foi concluída somente na última terça-feira (26), mas também sem um desfecho definitivo.