PUBLICIDADE

Taques participa de encontro entre governadores em Brasília nesta quarta

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques estará, nesta quarta-feira (20), em Brasília, para participar de um encontro com outros gestores estaduais. Promovido pelo Senado Federal, a reunião contará com governadores de todos o país e tem o objetivo de discutir a repactuação das obrigações orçamentárias da União com áreas como saúde, educação e a segurança pública – o chamado pacto federativo.

Taques ainda aproveita a viagem para dar continuidade à agenda iniciada nos Estados Unidos, na semana passada. Na capital federal, será recebido por representantes dos bancos Mundial e Interamericano de Desenvolvimento (BID) para retomar os diálogos que devem resultar em parcerias para a captação de recursos a serem investidos em Mato Grosso.

Para Taques, o encontro com outros governadores contribuirá para a efetivação de um discurso único dos estados. “Passamos por um momento de dificuldades e a União não tem contribuído para ajudar os estados a atravessar a crise, por isso a importância de unificar o discurso”.

Na condição de senador, Taques foi autor do requerimento que instituiu no Senado uma comissão para rever o Pacto Federativo. “A União sempre ficou com a maior parte do bolo dos impostos, enquanto isso os municípios ficam com pires na mão de ministério em ministério implorando por mais recursos. Essa questão precisa ser enfrentada, o ajuste fiscal nos mostra que a União não gasta bem os recursos que tem disponível, enquanto os prefeitos são cada vez mais responsáveis por prover saúde e educação aos munícipes”.

Durante sua primeira viagem oficial fora do Brasil, nos Estados Unidos, o governador apresentou dados socioeconômicos do Estado, com foco na vocação para o agronegócio, destacando ações voltadas ao crescimento com sustentabilidade, ao potencial mineral e a posição geográfica estratégica da unidade federativa, que a qualifica como um “corredor” do ecoturismo. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE