O vice-governador Carlos Fávaro recebeu hoje, a visita do cônsul de Relações Exteriores da Bolívia em Mato Grosso, Emilio Tamayo, no Palácio Paiaguás a pedido do governador Pedro Taques, que cumpria agenda oficial no interior de Mato Grosso. Na pauta, foram discutidos temas ligados à educação, saúde, sanidade animal e vegetal, segurança pública, entre outros. Essa primeira reunião entre o Governo de Mato Grosso e o consulado da Bolívia no Estado serviu para que informações sobre os respectivos países pudessem ser compartilhadas e para o surgimento de novas agendas de interesse mútuo.
"Essa foi a primeira reunião de muitas que devem acontecer para que ocorra o desdobramento da relação de futuras parcerias entre o nosso Estado e a Bolívia. Novas reuniões serão marcadas pelo Gabinete de Relações Internacionais com as secretarias específicas de cada tema", frisou Fávaro.
Na encontro, o cônsul falou do interesse de universidades bolivianas em realizar parcerias para bolsas de estudos com as universidades de Mato Grosso, além de firmar programas de intercâmbio para estudantes de ambos os países.
De acordo com Emilio Tamayo, a reunião foi muito importante para abrir o diálogo e estabelecer futuras parcerias com Mato Grosso. "Nós ficamos muito felizes com o interesse do governo demonstrado nos temas que apresentamos".
Segundo Fávaro, muitos dos assuntos que foram apresentados são de autonomia da esfera federal, mas o Governo do Estado se comprometeu em fazer a interlocução entre o governo federal e o governo boliviano devido às demandas existentes estarem dentro de Mato Grosso.
O Consulado da Bolívia em Mato Grosso, com jurisdição para todo o Estado, funciona no município de Cáceres (a 220 km da capital), localizada perto da fronteira com a Bolívia.