O vereador por Cuiabá, Júlio Pinheiro vê com bons olhos a fusão entre o seu partido, o PTB, e o Democratas (DEM). As tratativas entre as siglas estão em curso nas Executivas nacionais e em breve a incorporação será oficializada. Nesta terça-feira (6), o parlamentar vai participar de um evento em Brasília, que irá homologar a decisão do PTB.
Pinheiro afirma que se sente confortável na sigla e descarta a possibilidade de sair do partido, como cogitam outros vereadores, a exemplo do líder do governo na Câmara de Vereadores, vereador Leonardo Oliveira (PTB). “Eu sou da executiva regional e tenho amigos na nacional. Estou confortável no PTB e acho que a mudança vai ser boa. Vamos ganhar força nacionalmente”, avalia o presidente da Mesa Diretora do Legislativo municipal.
Com a adesão do DEM, o novo partido terá direito a aproximadamente R$ 65 milhões do fundo partidário, o quarto maior valor no Brasil. A nova legenda manterá a sigla PT, mas com o número do DEM, o 25.
Já no dia 7 de maio, quem homologa a incorporação é o próprio DEM. Após isso, as diretorias devem marcar a data das convenções para oficializar a fusão.
Não é só o PTB e o DEM que optaram pela fusão das siglas. Dentro do contexto da reforma política, em debate no Congresso Nacional, o PPS e o PSB também já anunciaram a junção das legendas. Para muitos parlamentares essa é a tendência até as eleições municipais de 2016.