PUBLICIDADE

Processos contra Bosaipo passarão a ser julgados pela justiça estadual

PUBLICIDADE

Os 46 processos que estavam tramitando no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Humberto Bosaipo, foram transferidos para a Sétima Vara Criminal de Cuiabá, onde passarão a ser analisados e julgados. A medida foi tomada devido ao fim do foro privilegiado que Bosaipo possuía por ser conselheiro. Como renunciou ao posto, os processos foram devolvidos à Comarca de Cuiabá.

No entanto, a defesa do ex-conselheiro tentava anular esta movimentação e a ação penal por desvios de recursos públicos de quando exerceu o mandato de deputado estadual. Na ação, ele é acusado pelos crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

A defesa alegava que a denúncia do MPE foi oferecida em 2007, quando o inquérito civil fora concluído em 2003. No entanto, a juíza não acatou este argumento. “O excesso de prazo no inquérito civil não enseja qualquer nulidade, exceto quando resulta prejuízo comprovado, o que não é o caso”.

Sobre a denúncia ser genérica, a magistrada alegou que “a denúncia descreve satisfatoriamente a conduta imputada ao acusado e delimita a sua participação no contexto em que os fatos teriam ocorrido. Permite o exercício da defesa ampla, não havendo qualquer motivo que leve à hipótese de cerceamento”.

A ação contra Bosaipo corre na justiça desde 2002 quando foi deflagrada a operação Arca de Noé, que levou à prisão João Arcanjo Ribeiro. Na oportunidade, foi descoberto um esquema de desvio de recursos públicos por emissão de cheques para empresas fantasmas. O dinheiro seria utilizado para pagar empréstimos realizados nas factorings de Arcanjo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE