Uma comitiva do governo do Estado liderada pelo governador Pedro Taques (PDT) viaja aos Estados Unidos no próximo mês em busca de recursos financeiros para tentar solucionar os problemas de logística de Mato Grosso. Durante uma mesa redonda realizada com jornalistas, ontem, Taques afirmou que visitará o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de fundos internacionais com o intuito de conseguir empréstimos para aplicar nos setores de infraestrutura e saúde do Estado. Entre os membros da comitiva, estará o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo.
O principal objetivo é encontrar meios para pavimentar dez mil quilômetros de estradas estaduais, dos 30 mil que ainda não têm asfalto em Mato Grosso, bem como recuperar os 82% dos cinco mil quilômetros que têm pavimento, mas estão em péssimas condições, de acordo com as palavras do pedetista.
O novo possível empréstimo com uma instituição financeira internacional seria uma alternativa a já constatada insuficiência de recursos arrecadados pelo Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). “Hoje o Fethab arrecada R$ 900 milhões por ano. O Estado fica com uns R$ 200 milhões. Eu preciso de R$ 12 bilhões para pavimentar mais dez mil quilômetros de estradas. Com o dinheiro do Fethab eu precisaria de 20 anos. Isso é fazer brincadeira e nós não estamos pensando assim”.
Ainda de acordo com o governador, outras medidas vêm sendo estudadas, como uma maneira de financiamento de rodovias que envolva associações de produtores rurais. A fórmula avaliada até agora é que os recursos arrecadados por municípios produtores sejam investidos na região em que eles se encontram, mas não em sua totalidade. Parte seria destinada às cidades que não têm produção.
“Nós podemos fazer assim: dos 100% arrecadados, 70% vão para as regiões produtoras e 30% para as que não são. É uma forma. Não tenho isso fechado, ainda estamos debatendo. Vamos debater com as associações de produtores, com os municípios, com os produtores. O fato é que, com o recurso do Fethab não resolveremos esse problema”, pontua.
Taques afirma que também é estudado um modelo de Parceria Público-Privada (PPP) e a recuperação da chamada “PPP Caipira”, implantada durante a gestão Blairo Maggi (PR). O processo de concessão das rodovias também deve continuar, mas, segundo ele, não da forma como foi realizado no governo Silval Barbosa (PMDB).
“Por isso, lançamos o ‘Pró-Estrada’, que vai reconstruir 1,5 mil quilômetros de estradas. Desses, 700 km entre Brasnorte e Juína já têm R$ 55 milhões e temos a manutenção dessas estradas através de operações de melhorias. Aqui na Baixada Cuiabana, no Vale do Rio Cuiabá, nós fizemos 300 km de operação tapa-buraco nesses 107 dias [de gestão]. Além disso, a Secretaria de Infraestrutura, por minha determinação, repassou aos municípios quase um milhão de litros de óleo diesel para que os municípios possam fazer operações emergenciais. Eu sei a necessidade dos municípios, mas o Estado não pode resolver todos os problemas”, pontuou o governador.