Os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, serão convidados a participar de audiência da Comissão de Viação e Transportes – da Câmara dos Deputados – para falar sobre as concessões ferroviárias, do Programa de Investimentos em Logística do Governo Federal. O requerimento partiu dos deputados federais Fabio Garcia (PSB) e Tenente Lucio (PSB-MG). Garcia argumentou que Joaquim teria declarado à mídia nacional que é “contrário a comprometer as garantias necessárias para viabilizar o programa de concessões de ferrovias”.
Garcia alerta ser inadmissível para o Brasil abrir mão do programa de investimentos em ferrovial, já que neste ano será destinado somente 6% do orçamento para investimentos. "Se precisamos fazer cortes no orçamento, que o governo comece cortando gastos com o custeio da máquina, reduzindo o número de ministérios e combatendo a corrupção e não cortando investimentos em áreas essências como saúde, segurança, educação ou infraestrutura. Um país sem investimento é um país sem futuro", disse por meio de assessoria.
Oriundo de um estado eminentemente agropecuário, Fabiodestaca que o Brasil carece ser mais eficiente para escoar sua produção. Mato Grosso é o maior produtor de grãos do país, líder na produção de soja, milho, algodão, girassol e na pecuária e tem as piores estradas do país. “Sem ferrovia não somente pagamos um dos fretes mais caros do mundo, mas matamos milhares de brasileiros nas estradas congestionadas no país afora".
Para se ter ideia, enquanto o Brasil amargou um déficit de US$ 4 bilhões na balança comercial de 2014, Mato Grosso contribuiu com um superávit de US$ 13 bilhões. “Através desta declaração, o ministro vira as costas para o setor produtivo mato-grossense que espera há anos por uma logística mais eficiente. Não abrirei mão de lutar pela conclusão da Ferronorte, pela Fico e pela famosa Ferrovia da Soja”, disse.
Programa– Lançado em 2012, o Programa de Investimentos em Logística trata de uma série de projetos com vistas ao desenvolvimento de um sistema de transportes moderno e eficiente.
No setor ferroviário, o programa prevê investimentos de R$ 99,6 bilhões em construção e/ou melhoramentos de 11 mil km de linhas férreas, por meio de parcerias com o setor privado. Todavia, o Ministro Joaquim Levy teria dito ser contrário a comprometer R$ 15 bilhões nas garantias necessárias à viabilização das concessões.