O deputado estadual, doutor Leonardo Albuquerque (PDT), requereu ao governador Pedro Taques (PDT) a estadualização de uma estrada vicinal de Cáceres, localizada entre o Porto do Limão (às margens do rio Jauru e da BR-070) e o Parque Estadual do Guirá, em uma extensão de 138 quilômetros. A intenção é fomentar o turismo de contemplação com safáris fotográficos para observação de animais típicos do Pantanal Mato-grossense, como a onça-pintada.
O parlamentar explica que é preciso esse investimento em infraestrutura para colocar a região no roteiro internacional turístico. Segundo ele, no trecho que compreende a estrada é desenvolvida uma pesquisa pela Organização Não Governamental (ONG) Bichos do Pantanal, que monitora 40 onças-pintadas. A entidade realiza pesquisas e acompanha o desenvolvimento desses animais.
Sobre o trecho que se requer a estadualização, o parlamentar argumenta ainda que se trata de uma estrada centenária, utilizada por sitiantes locais e com significativa beleza natural. Parte dele está localizado dentro do Parque Estadual do Guirá e, como a própria ONG defende, pode ser utilizada para impulsionar um turismo consciente. “É uma oportunidade para aumentar a geração de emprego e renda para a população cacerense. Essa estadualização, baseada nas informações da ONG, não trará riscos ao ecossistema da região. Lutaremos para que a indicação seja atendida e iremos propor um turismo consciente, com visitas limitadas à região, para não afugentar os animais. Aguardaremos, respeitosamente, o parecer dos órgãos cabíveis quanto à liberação da estrada”, segundo assessoria.
A ‘Bichos do Pantanal’ é uma entidade de pesquisa e luta pela preservação da onça-pintada. Seus integrantes têm interesse na estadualização da estrada para garantir que estes animais não corram risco de serem mortos ou terem seu habitat natural tomado pelo desenvolvimento socioeconômico. “É uma pesquisa interessante, que identificou uma vivência harmônica de uma população considerável de onças-pintadas, capaz de movimentar o turismo de contemplação. Queremos, acima de tudo, preservar esse animal com risco de extinção”, justifica o deputado.