A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e demais obras da Copa do Mundo será instalada, amanhã, auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa, em Cuiabá. S erá apresentado o plano de trabalho que irá nortear a investigação e também ocorrerá a primeira reunião oficial. Oscar Bezerra (PSB) foi eleito presidente da investigação e o relator, Mauro Savi (PR). Os demais membros são Dilmar Dal’Bosco (DEM), Wagner Ramos (PR) e Silvano Amaral (PMDB).
A partir da data da sua instalação, a CPI conta com 120 dias de investigação, sendo prorrogáveis por mais 60, em um total de 180 dias. O objeto engloba todas as obras realizadas para a Copa do Mundo, porém com foco especial no VLT, tendo em vista que o Consórcio VLT já recebeu cerca de 70% dos recursos frente a realização de apenas 50% da obra.
Conforme o presidente, esta investigação será diferente das demais realizadas na Casa de Leis, tendo em vista que investigações foram realizadas por outros órgãos fiscalizadores como os Ministérios Público Estadual e Federal e a Controladoria Geral do Estado (CGE). “Teremos subsídios técnicos para avaliar as obras da Copa, e também o respaldo de outras instituições de fiscalização, portanto, temos muito material para analisar. E esta CPI será dividida em sub-relatorias o que dará celeridade aos trabalhos”, afirmou.