O Governo de Mato Grosso aderiu ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do Tribunal de Contas. Com isso, a corte vai orientar as equipes na elaboração de Planos Estratégicos para as Secretarias de Estado que serão integrados à Secretaria de Estado de Planejamento. "Com uma maior proximidade entre as instituições, podemos unir esforços para que os cidadãos sejam atendidos com qualidade", disse o governador Pedro Taques (PDT).
O presidente do TCE, Waldir Júlio Teis disse que a instituição tem muito a contribuir. "Por meio do controle simultâneo e julgamento anual das contas de gestão, o TCE-MT possui conhecimento histórico da administração pública estadual o que vai auxiliar na elaboração de objetivos e metas especificar diante dos principais desafios da gestão", afirmou.
O secretário de Planejamento, Marco Aurélio Marrafon, explicou que a metodologia utilizada pela TCE em seu próprio Plano Estratégico é um exemplo de boa prática a ser replicada na administração estadual. O principal objetivo, segundo ele, é elevar os indicadores de políticas públicas e está sendo realizado um mapeamento com 400 ações a serem desenvolvidas.
A metodologia utilizada pelo TCE em seu próprio Plano Estratégico é levada aos demais órgãos públicos que aderem ao PDI. Trata do PDCA (sigla em inglês: PLAN – DO – CHECK – ACT) é um método interativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos.