PUBLICIDADE

TCE inicia hoje em Sinop ciclo de gestão eficaz para prefeituras e câmaras de 32 cidades

PUBLICIDADE

Começa logo mais às 08:30hs, a primeira edição do Ciclo de Capacitação Gestão Eficaz, feito pelo Tribunal de Contas do Estado, para cerca de 400 servidores dos poderes Executivo e Legislativo de 32 cidades do Nortão. O presidente Waldir Teis fará a abertura e o conselheiro Antonio Joaquim fará a primeira palestra com o tema "ouvindo o cidadão: transparência e controle social". Em seguida, o secretário chefe da Consultoria Técnica do TCE-MT, Bruno Anselmo Bandeira, fala da "responsabilidade pelo sistema de controle interno dos municípios". No período da tarde, Bruno inicia os trabalhos falando de "Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos".

Amanhã, o consultor de Orientação ao Jurisdicionado do TCE, Emerson Augusto de Campos ministra palestra sobre "Planejamento, Contratação e Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia". O assessor adjunto à Consultoria Técnica do TCE, Edicarlos Lima Silva finaliza o evento com a palestra:"Procedimentos Contábeis do Ativo Imobilizado e Gestão de Patrimônio".

O programa propociona para os servidores terem contato direto com especialistas em direito administrativo ligados a Consultoria Técnica do Tribunal de Contas de Mato Grosso que abordaram questões relativas as maiores dificuldades na gestão das prefeituras e Câmaras Municipais, responsáveis por grande parte das irregularidades detectadas nas auditorias do TCE Mato Grosso.

Participam do ciclo de capacitação, no Centro de Eventos Dante de Oliveira em Sinop, servidores de prefeituras e câmaras de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Cláudia, Colíder, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, Sorriso, Tabaporã, Tapurah, Terra Nova do Norte, União do Sul e Vera.

Ontem à tarde, o presidente Waldir Teis e o conselheiro Antonio Joaquim estiveram, na câmara sinopense, reunidos com o presidente Mauro Garcia e vereadores tratando do projeto "democracia ativa", que será realizado pelo tribunal visando fortalecer a rede de controle e a aplicação da Lei de Acesso à Informação. O projeto começa a ser desenvolvido neste semestre. Teis explicou que o projeto tem foco nos vereadores porque representam "o primeiro degrau de representação política. São agentes políticos que residem e desenvolvem sua atividade profissional na própria comunidade que representam, e dessa forma, têm maior proximidade e sensibilidade para identificar e buscar as soluções dos problemas de cada núcleo social", disse.
 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE