O governador Pedro Taques (PDT) afirmou que o Estado está empenhado em dar andamento ao projeto da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, hoje, em reunião com prefeitos do Sudeste. Anunciou ainda que vai apresentar à Assembleia Legislativa um projeto de lei que prevê a isenção do ICMS da energia elétrica, telecomunicações e frete das empresas que se instalarem no local da ZPE. Os trabalhos para o início da implantação é coordenado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, cuja determinação é de tirar as obras do papel.
Além disso, o governador anunciou que o Estado já trabalha para implantar a hidrovia na região para ajudar a escoar a produção do Estado. Taques disse que conversou nesta semana com o vice-presidente da República, Michel Temer, sobre a possibilidade de uma saída para o Pacífico. Segundo o governador, Temer olhou com bons olhos para a questão e os trabalhos devem ser intensificados junto aos países vizinhos.
Para Taques, a ZPE representa muito mais que o desenvolvimento econômico, o governador ressalta que será um momento de retomada por conta das oportunidades que serão geradas para a região. O chefe do Executivo destaca que será uma das ferramentas usada pelo Estado para tirar os jovens da criminalidade. A fala do governador se dá por conta dos índices de violência registrada na região que faz fronteira com a Bolívia.
As principais demanadas apresentadas pelos prefeitos ao governador são ligadas às áreas de saúde e infraestrutura. A região Oeste tem a saúde organizada em dois consórcios, tendo o Hospital Regional de Cáceres como referência.
Quando a infraestrutura, os prefeitos denunciaram a situação de abandono que vivem. Os últimos programas de pavimentação não atenderam a região, por conta disso, a região não acompanhou o crescimento das outras regiões do Estado.
Entre os assuntos discutidos foi sugerido ao governador a estadualização da Santa Casa de Pontes e Lacerda e a abertura do hospital de São José dos Quatro Marcos. Já em infraestrutura os prefeitos falaram da necessidade de pavimentação das MTs 343, 473 e a 388.
Oriundo da região, o deputado federal Ezequiel Fonseca destacou que por muito tempo o Oeste de Mato Grosso ficou esquecido. “Eu estou muito animado, faz tempo que a nossa região não faz uma reunião tão importante como essa. Estão aqui os secretários de Estado que a população da nossa região mais precisa, agora sim acredito que haverá muito empenho para a solução dos problemas”, disse o parlamentar.
Indústrias – O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Jandir Milan, ressaltou a necessidade implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres. Para ele, há necessidade de se fazer um grande projeto de incentivos para atrair indústrias para o local.
Participaram da reunião os secretários de Estado de Agricultura Familiar – Suelme Evangelista, o de Infraestrutura e Logística – Marcelo Duarte, o de Educação – Permínio Pinto, o de Saúde – Marco Bertulio e secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia, Aluízio Leite.
Também participaram do encontro os deputados federais Ezequiel Fonseca e Fábio Garcia. Além do presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf e os deputados estaduais Leonardo Albuquerque, Max Russi, Wancley Carvalho, Saturnino Masson e Wilson Santos.