A ex-secretária de Estado de Cultura, Janete Riva, e a deputada estadual Janaína Riva (PSD) foram ao no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), esta manhã. Elas são as primeiras pessoas a visitarem o ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), preso desde o último sábado (21).
As duas chegaram minutos antes do horário liberado para as visitas. Elas tentaram entrar com o carro no interior da unidade para não serem vistas pela imprensa, que desde as primeiras horas da manhã se encontra no local. Diante da negativa, tiveram que estacionar o veículo do lado de fora e caminhar alguns metros até a portaria da unidade prisional.
No trajeto, nenhuma das duas quis falar com os jornalistas. Ontem, Janaína usou a tribuna da Assembleia Legislativa para falar sobre a prisão do pai, acusado pelo Ministério Público Estadual de formação de quadrilha e 26 crimes de peculato. Ele é suspeito de comandar um esquema de fraudes em licitações que desviou mais de R$ 60 milhões dos cofres da Assembleia.
“Jamais deixaria, em momento algum, de agradecer o pai que tenho. Seja ele presidente deste Poder ou sofrendo de privação de liberdade continua sendo o meu pai, que terá sempre minha defesa e meu amor. Saberemos esperar, com confiança, dias melhores para todos nós”, afirmou a parlamentar.
Riva aguarda a apreciação de um habeas corpus, impetrado por seus advogados. O pedido está sob análise do desembargador Rondon Bassil Filho, após passar por Orlando Perri, que está em férias, e Rui Ramos Ribeiro, que viaja nesta quarta-feira (25) e afirmou, em despacho, não ser possível apreciar “matéria tão complexa em tempo exíguo".
Além de Janaína e Janete estão autorizadas a visitar Riva os outros dois filhos dele e uma nora. Antes disso, o ex-deputado só teve a oportunidade de conversar com seus advogados.