O senador José Medeiros (PPS) pediu mais atenção do governo federal à indústria nacional, que para ele precisa de medidas como a capacitação de mão de obra, melhoria da infraestrutura de energia e transporte e a simplificação do sistema tributário. As palavras foram proferidas durante discurso na tribuna do Senado Federal.
Medeiros lembrou que estimular à agregação de valor à produção agrícola e mineral é fundamental para dar competitividade à indústria Nacional. Segundo o senador, Mato Grosso é um estado exportador de produtos primários, especialmente do setor agrícola, com o que teve superávit de US$ 13 bilhões em 2014. Já a indústria nacional, disse o senador, teve um déficit de US$ 4 bilhões no mesmo ano.
Se nada for feito, alertou, o setor continuara amargando resultados ruins ano após ano, inclusive com a redução dos postos de trabalho. A indústria de transformação, que já representou 30% de toda a riqueza nacional nos anos 80, hoje equivale a apenas 10% do Produto Interno Bruto, disse o senador.
“Não temos avançado, não temos como melhorar índices de emprego, não temos como competir no cenário internacional se não olharmos atentamente para a indústria”.