O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM) e o secretário chefe da Casa Civil, Paulo Taques, estiveram reunidos para discutir a possibilidade de reduzir de 17% para 12% na alíquota de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre o óleo diesel em Mato Grosso. Esta é uma das reivindicações dos caminhoneiros que estão bloqueando, desde ontem, a BR-163 em Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. Em Sinop, o bloqueio iniciou esta tarde.
O parlamentar propôs a criação de uma equipe de estudo mista para avaliar as perdas na arrecadação com a redução da alíquota de ICMS e também táticas para garantir o consumo no Estado, de forma que não haja grandes perdas para economia. A criação de um pauta mínima para garantir o preço do frete também será analisada pelo grupo.
"A redução é possível mediante a garantia de consumo. É preciso discutir a redução da alíquota de ICMS sem que haja perdas na arrecadação, pois sabemos que, mesmo proibido, alguns caminhoneiros fazem uso de tanques suplementares, abastecendo em outros estados".