PUBLICIDADE

Assembleia analisa criação de CPI para investigar obras do VLT

PUBLICIDADE

A criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os motivos e os responsáveis pelos atrasos nas obras da Copa do Mundo não é descartada na Assembleia Legislativa. Para alguns deputados, o grupo pode auxiliar o governo do Estado a encontrar soluções que levem à conclusão dos empreendimentos.

Autor de uma proposta nesse sentido à época em que os jogos do Mundial ainda estavam por acontecer, o deputado estadual Zeca Viana (PDT) é um dos que avaliam como viável a abertura de uma Comissão. Além dele, Janaina Riva (PSD) e Oscar Bezerra (PSB) concordam.

A grande preocupação dos deputados, todavia, é com a efetividade das investigações. “Acho importante a população saber quem são as pessoas que participaram disso tudo. O que não dá é pra acabar em pizza. Eu sinto que população está cansada dessas CPIs e que sempre acha que não vai dar em nada”, frisa Janaina.

Para Emanuel Pinheiro (PR), a proposta seria interessante desde que não houvesse “oportunismo”. O republicano defende ainda que, antes de uma decisão nesse sentido, os parlamentares revejam os trabalhos realizados pelas Comissões de Infraestrutura e de Acompanhamento das Obras da Copa do próprio Parlamento.

A atuação dos grupos, por outro lado, é colocada em xeque pelo próprio ex-presidente da Assembleia, o ex-deputado estadual José Riva (PSD), segundo quem os deputados que compunham essas comissões não tinham condições de fazer análises técnicas e, de fato, relevantes das obras. “A Assembleia falhou na fiscalização”, avalia.

Riva lembra que chegou a propor a contratação de uma empresa especializada para fazer o serviço, mas que foi impedido pelos demais membros da Mesa Diretora à época, que se posicionaram contra. Romoaldo Júnior (PMDB), então primeiro vice-presidente, confirma realmente não ter concordado em investir recursos do Legislativo neste fim.

“Na época nós estávamos pagando a URV e eu achei que seria muito dinheiro para investir em uma fiscalização. De fato, fui contra”, pontuou o peemedebista, que hoje se posiciona favorável à ideia da CPI.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE