Responsável pelas ações de prevenção, reposta e reconstrução em situações de desastres, a Superintendência da Defesa Civil de Mato Grosso passa a compor a Secretaria de Estado das Cidades (Secid). A modificação pretende fortalecer o contato com os 141 municípios, principalmente, no âmbito das atividades de monitoramento. Até o ano passado, apenas 90 cidades possuíam contato direto com o órgão de proteção.
Dentre os serviços realizados pela superintendência estão os monitoramentos de rios e focos de queimadas, e ainda o acompanhamento de veículos transportadores de cargas perigosas (fertilizantes e combustíveis). Mato Grosso é hoje uma das principais rotas rodoviárias deste tipo de transporte, já que conta com vias que dão acesso direto aos estados da região norte do país.
Para o secretário das Cidades, Eduardo Chiletto, a vinda da Defesa Civil para a Secid consolida o compromisso e a proximidade com os municípios. De acordo com ele, é importante que ações preventivas sejam trabalhadas nas cidades para que desastres sejam evitados.
“Será feito um levantamento sobre as áreas de risco no Estado e dessa forma trabalharemos de forma preventiva. A vinda da Defesa Civil só vem para contribuir, principalmente, no que se refere às ações de política urbana e de uso e ocupação do solo”, informou Chiletto.