PUBLICIDADE

Mato Grosso terá ginásio de esportes para eventos internacionais

PUBLICIDADE

Mato Grosso vai dispor no prazo de um ano do maior espaço para prática de esportes de quadra no Estado. O Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins, a ser construído ao lado do Estádio Governador José Fragelli, o Verdão, em Cuiabá, fará Mato Grosso integrar o circuito para atrair eventos nacionais e internacionais.

O governador Blairo Maggi e o secretário de Esportes e Lazer, Baiano Filho, lançaram nesta segunda-feira a maquete do ginásio. A praça esportiva terá capacidade para aproximadamente 12 mil pessoas sentadas e área total construída de 61,6 mil metros quadrados. No local haverá ainda alojamento e refeitório para 218 atletas e um auditório com capacidade para 200 pessoas.

A obra é parte do projeto do Governo do Estado em dotar o entorno do Verdão de um complexo esportivo. No dia 29 deste mês a administração estadual vai licitar a Piscina Olímpica a ser construída também na região. O ginásio será sede da Secretaria de Esportes e Lazer e terá espaço para apoio às federações.

De acordo com o governador, está em revisão o valor total da obra. O orçamento era estimado em R$ 20 milhões há um ano. A nova praça esportiva já tem autorização e dinheiro para ser realizada. A licitação deve ocorrer em janeiro e o governador disse que a sua inauguração deve ocorrer até o final de 2006.

PROMOÇÃO SOCIAL – Maggi incluiu o benefício como mais um trabalho da sua gestão que integra a promoção social. Pois, além das ações e investimentos em saúde, segurança pública, educação, estradas e habitação o governo, disse, se preocupa também em promover o esporte, a cultura, o turismo, a inovação e a tecnologia como parte do desenvolvimento econômico de Mato Grosso.

“Entendo que se o Estado pretende ser forte, e somos o 10º Estado do Brasil, ser forte só em economia não vale. Precisamos ser fortes em outros setores. Não podemos ficar reclamando de não poder fazer as coisas”, disse Maggi sobre a visão de desenvolvimento integrado. “Queremos ser inseridos no calendário de eventos nacionais. A oportunidade de, por exemplo, sediar uma final do campeonato brasileiro de basquetebol, de voleibol”, diz uma das utilidades do ginásio.

Presente à solenidade, o homenageado professor Aecim Tocantins se emocionou ao citar a responsabilidade com que o governador Blairo Maggi e a primeira-dama Terezinha Maggi têm administrado recursos públicos em prol de causas sociais. Ele destacou a recuperação do patrimônio histórico de Cuiabá pelo Governo.

“Minha simpatia é espontânea ao casal, de forma desinteressada. Passei a admirá-lo, senhor governador, como cidadão responsável pela coisa pública. Sua vontade de fazer o governo estar presente em todo o Estado e vai além da falta de recursos”, agradeceu.

“Ele é um homem que contribuiu muito com o Estado de Mato Grosso. Você não acha um cidadão que possa dizer algo contra o professor Aecim Tocantins. Ele se tornou um grande amigo”, informou o governador sobre a homenagem, que acredita é estendida a gerações que ajudaram na construção do Estado.

Segundo o secretário de Esportes e Lazer, Baiano Filho, a concretização do ginásio é uma luta de todas as federações, cuja ação é recíproca com o Estado nas atividades esportivas. “Nós estamos crescendo no esporte porque temos tido apoio das federações. O esporte na administração do governador Blairo Maggi também é prioridade, como outras pastas”, disse. Ele agradeceu a Assembléia Legislativa pelo apoio ao Governo em ações importantes em Mato Grosso.

PROFISSIONAIS – A espera por um ginásio de porte para Mato Grosso é algo que profissionais e dirigentes esportivos aguardam há muito tempo, como explica o presidente em exercício da Federação Mato-grossense de Voleibol, Nicano Lopes Filho. “Teremos uma nova era quando for inaugurado esse ginásio. Cuiabá e Mato Grosso vão poder acompanhar o que tem de melhor dos esportes de quadra. E isso será um referencial para atletas, pois vai despertar mais a prática esportiva entre eles e a população”, comentou.

“Há 25 anos que a gente tenta e não tem piscina oficial. Temos dificuldade quando participamos de competições. A construção da piscina olímpica é um avanço, além de sonho. É uma oportunidade essa estrutura toda proposta toda pelo Governo, um anseio nosso”, disse o presidente da Federação dos Esportes Aquáticos de Mato Grosso, Jeferson Neves, sobre o apoio à natação que terá o complexo poliesportivo do Verdão.

Participaram também do lançamento do Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins os secretários Luiz Antônio Pagot (Casa Civil), Augustinho Moro (Saúde), Waldir Teis (Fazenda), Yênes Magalhães (Planejamento e Coordenação-Geral), José Carlos Dias (Comunicação Social), Geraldo de Vitto Jr. (Administração), João Carlos Vicente Ferreira (Cultura), Orestes Oliveira (Casa Militar) e Vilceu Marchetti (Infra-estrutura).

Além dos 20 membros do “Senadinho” (grupo da terceira idade que debate política informalmente) e os ex-governadores Garcia Neto e Frederico Campos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE