O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Baiano Filho recebeu em audiência nesta quarta-feira, o presidente da Federação Mato-grossense de Futebol, Carlos Orione. Na reunião, os dirigentes definiram os últimos detalhes para o calendário mato-grossense de futebol 2006.
Entre as novidades sugeridas, está a antecipação das disputas pelo Sub-20, que passariam a acontecer durante as preliminares do Campeonato Estadual Mato-grossense, deixando de serem realizados durante a Copa Governador do Estado, categoria profissional.
Segundo o secretário de Estado de Esportes, Baiano Filho a modificação seria feita em razão ao calendário de realização da Copa Governador, que se estende até o mês de novembro, o que torna inviável a definição das equipes (campeão e vice) que representariam Mato Grosso na Taça São Paulo de Juniores 2007.
Para substituir as competições do sub-20, durante a Copa Governador, Baiano sugeriu a federação a implantação das disputas pela categoria Sub-17, nas preliminares da copa. Com isso, o objetivo tanto da federação quanto do estado, é fortalecer a participação do maior numero de atletas nas mais variadas faixas etárias do estado.
“Essa modificação é no objetivo de conseguirmos definir até a primeira quinzena de outubro os participantes que representarão o estado na taça paulista, o que será possível caso as preliminares acompanhem o calendário do campeonato estadual”, afirmou Baiano, dizendo que a idéia também é apoiada pelo presidente Carlos Orione.
Outra proposta que também será apresentada aos clubes é a implantação do primeiro Campeonato Estadual de Futebol Amador, onde todos os municípios serão convidados a participarem com suas respectivas seleções.
As propostas fazem parte da elaboração do calendário mato-grossense de futebol, que será apresentado para avaliação dos clubes durante o Conselho Arbitral que será realizado na próxima quarta-feira (07), às 16h, na sede da Federação Mato-grossense de Futebol, no bairro do Porto, Cuiabá.