Vem aí mais uma aventura radical para os amantes do automobilismo local. Trata-se do I Rally Universitário de Mato Grosso em um evento com perspectivas de reunir mais de 100 equipes de carros e motos. A prova está marcada para o dia 17 de dezembro, com um percurso de aproximadamente 200 quilômetros e final no Lago de Manso.
Por trás da promoção do rali, uma equipe da Federação Mato-grossense de Automobilismo (Femtau) e a empresa Sírtoli Racing, apostam na realização de um acontecimento para fechar com chave de ouro o calendário do esporte a motor no Estado. Para esta promoção, os organizadores contam com o patrocínio da MT Gás, AMFE (Associação Mato-grossense dos Fora de Estrada), Morro do Chapéu e apoio da Trilha MT (Troller). O diretor técnico será Haroldo Pires Martins, que tem larga experiência em ralis.
As largadas do I Rally Universitário, estão previstas para começar as 9 horas do dia 17, um sábado, em Cuiabá, onde pilotos e navegadores partem com direção ao Lago de Manso, passando pela Chapada. O percurso será leve, a uma média de 60 quilômetros por hora e pode ser concluído em cinco horas. Haverá um trecho em asfalto, mas, como em todo o rali de regularidade, a maior parte do percurso ocorrerá em estrada de chão praticamente plano, cascalho e areão. A aventura, de grau de dificuldade médio, colocará os ralizeiros em contato direto com a natureza em uma das mais belas áreas dos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães.
O rali será aberto para acadêmicos – tanto piloto, como navegador – de qualquer faculdade do Estado. As categorias serão a 4×2 (carros de passeio) e motos. Os quadriciclos podem participar, porém, os veículos 4×4 não poderão competir neste evento.
Os interessados em participar da prova podem se informar através dos fones (65) 8409-2676, 3694-6787 e 9952-3869. Para participar deste evento, pilotos e navegadores deverão procurar a Femtau para fazer carteirinha de filiado e pagar inscrição de 50 reais, mais um brinquedo que será doado. Conforme a organização, os 100 primeiros a procurar a organização para se inscrever, receberão de graça as carteirinhas da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), que terão valor patrocinado pelo deputado estadual Mauro Savi.
O encerramento do rali está previsto para as 17 horas, no Lago de Manso, onde terá início uma festa particular no Morro do Chapéu com direito a refeição, lual e possivelmente, um show com artistas da terra. O I Rally Universitário tem pelo menos três objetivos: descobrir talentos para o automobilismo ‘off road’ mato-grossense; mostrar e divulgar as belezas naturais na região do Lago de Manso; integrar os estudantes universitários com o automobilismo.
“Também queremos mostrar para os universitários o que é o rali e promover a conscientização destes com relação ao esporte a motor e estimular a preservação das belezas naturais de nossa terra”, afirma a superintendente da Femtau, Maria Sírtoli, ao enaltecer a importância do evento. Ela lembrou o ralizeiro André ‘Gut Gut’, que competiu pela primeira vez em um rali universitário, se tornou um piloto consagrado e hoje é presidente da AMFE, trabalhando pelo crescimento do esporte off road.