A imprensa cuiabana, clubes e torcedores querem que a final da II Copa Governador, entre Mixto e Operário seja realizada neste sábado, no Verdão. O presidente da Federação Mato-grossense de Futebol, Carlos Orione, indo na contramão do desejo, principalmente do torcedor que quer acompanhar pela tevê a penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, onde o Corinthians se vencer a Ponte e o Inter não derrotar o Palmeiras, será campeão, argumenta que a final será no domingo, às 18h30.
Nesta terça-feira, as principais emissoras de rádio de Cuiabá, que acompanharam toda a competição sairam em campanha para que a Federação Mato-grossense de Futebol altere a data de decisão, marcando o jogo para sábado, às 18h.
Os argumentos de cronistas como Roberto de Jesus César, o Careca, Augusto Roberto, repórter de pista e torcedor fanático do Operário, pela rádio CBN e Paulo Sérgio Cardoso, repórter de pista da Rádio Cultura era de que no sábado o número de torcedores na decisão será muito maior do que no domingo.
“É claro que fazendo a final no sábado teremos mais de 15 mil torcedores no Verdão. A prova disso foi o primeiro jogo da final que aconteceu no sábado e tívemos perto de 10 mil torcedores. Imagina agora que vale o título”, disse Paulo Sérgio Cardoso durante o programa esportivo da rádio Cultura.
O mesmo pensamento tem os cronistas da rádio CBN. Presidente da Associação dos Cronistas Esportivos de Mato Grosso e comentarista esportivo, Roberto de Jesus César, o Careca, lembrou que vem recebendo inúmeros telefonemas de torcedores pedindo que a grande final seja no sábado. “É o melhor dia para esta final. No domingo, teremos jogo pela tevê. o Corinthians se vencer a Ponte poderá ser campeão brasileiro. Ai a festa será grande. Quero ver quem vai se aventurar a ir ao Verdão podendo comemorar o título do Corinthians. Acho que o Orione poderia rever esta situação. Vamos tentar conversar com ele, ver se mua”, disse.
A esperança de boa parte da crônica esportiva está depositada para este quarta-feira. É que o governador Blairo Maggi convidou os cronistas e repórteres e editores de Esportes para um almoço no Palácio Paiaguás. “Vou lá, na condição de presidente da associação levar este argumento. Ainda dá tempo para mudar o jogo para sábado”, disse Careca.
O presidente da Federação Mato-grossense de Futebol Carlos Orione diz não estar irredutível na idéia de manter o jogo final entre Operário e Mixto para domingo, mas argumenta que a decisão foi para atender a um pedido da assessoria do governador. “O governador tem compromissos no interior no sábado. Como ele quer estar na final para entregar o troféu ao campeão achamos melhor marcar o jogo para domingo, explicou o dirigente que admite em acordo com Blairo Maggi antecipar a final para o sábado.
Nos clubes, dirigentes e comissão técnica de Mixto e Operário não vêem problemas em realizar a final no sábado. “É até melhor,teremos o apoio de nossa torcida para lutarmos pela vitória, disse Eder Taques, técnico do Mixto. “Faremos a final em qualquer dia. Se nossa torcida achar melhor no sábado, tudo bem. O importante, é ter a torcida ao nosso lado”, disse Mosca, técnico do Operário