A torcida do Flamengo pode respirar mais tranqüila. Depois de passar quase o campeonato inteiro cortejando a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, a equipe da Gávea está afastando o perigo de cair para a segunda divisão. Nesta quarta-feira, no estádio Luso-Brasileiro. O time dirigido pelo ainda invicto Joel Santana derrotou o Fortaleza por 3 a 0 e chegou aos 48 pontos ganhos. Já o Fortaleza começa a ver desfeito o seu sonho de chegar à Copa Sul-Americana com mais esta derrota.O time cearense está com 49 pontos ganhos.
A vitória da equipe rubro-negra foi justa porque comprovou a recuperação da equipe depois que Joel Santana assumiu a direção técnica. A torcida que compareceu em grande número ao estádio situado na Ilha do Governador vibrou muito com a vitória que foi definida no primeiro tempo e que serviu como presente de aniversário, já que o Flamengo completou 110 anos na véspera. Na próxima rodada, o Flamengo enfrentará o Paraná, em Curitiba, enquanto o Fortaleza receberá o Fluminense.
O Flamengo começou a partida disposto a mostrar para o Fortaleza quem era o dono da casa. Mesmo com a alta temperatura na Ilha do Governador, o time rubro-negro partiu para o ataque, encurralando a equipe cearense. Antes dos dez primeiros minutos, a equipe dirigida pelo técnico Joel Santana já tinha assumido o controle do jogo e criado algumas jogadas de perigo para o gol de Albérico.
Mesmo com o total domínio, o primeiro gol só aconteceu aos 28 minutos quando Diego Souza cobrou falta de fora da área e o paraguaio Ramirez desviou para as redes. O Fortaleza só criou sua primeira jogada de perigo aos 33 minutos quando Clodoaldo bateu falta da entrada da área e Diego fez boa defesa. Um minuto depois, o árbitro marcou toque de um zagueiro cearense na entrada da área. Souza cobrou com categoria e! fez o segundo, acabando com qualquer resistência do adversário. Aos 42 minutos, El Tigre Eamirez marcou seu segundo gol na partida e o terceiro do Flamengo, ao aproveitar rebote do goleiro Albérico após chute de Diego Souza de fora da área.
O Fortaleza voltou para o segundo tempo com o atacante Fumagalli no lugar do lateral Giba numa tentativa do técnico Valdir Espinosa de tentar reverter a situação. E o time cearense começou com mais disposição enquanto o Flamengo cadenciava o jogo. Aos dois minutos, em falta cobrada por Fumagalli e aos quatro num chute de Paulo Isidoro, a equipe nordestina assustou o goleiro Diego.
O Flamengo passou a atuar de forma desinteressada o que provocou a irritação do técnico Joel Santana que gritou várias vezes com o meia Diego Souza. Gritos que aumentaram de intensidade quando Alex Afonso que entrou durante a segunda etapa acertou a trave da equipe carioca aos 23 minutos. Nem o susto despertou o Flamengo que continuou no mesmo rítmo enquanto o Fortaleza pressionava em busca de um gol. Já que o Fortaleza, apesar do empenho, não conseguia marcar, o time carioca passou a trocar passes para delírio da torcida que gritava olé a cada toque.
Nos minutos finais, Joel Santana ainda fez as três substituições a que tinha direito e o Flamengo, diante de um Fortaleza já desanimado, apenas tocou a bola para garantir mais uma vitória.