O Atlético-PR goleou o Palmeiras por 4 a 0, neste domingo, na Arena da Baixada, em Curitiba, e conseguiu sua reabilitação no Campeonato Brasileiro. A equipe paranaense, que vinha de derrota para o Vasco, retomou a nona posição e ficou em situação tranqüila para assegurar uma vaga na Copa Sul-Americana de 2006.
O Palmeiras perdeu sua partida consecutiva e vê cada vez mais distante o sonho de conquistar uma vaga na Copa Libertadores. O time paulista permanece na quinta posição, agora seis pontos atrás do Goiás.
O 3-5-2 do técnico palmeirense Emerson Leão não deu certo. Em 18 minutos de partida, o Atlético-PR vencia por 2 a 0, com dois gols de Lima.
No segundo tempo, Dênis Marques, que substituiu Dagoberto, arriscou de fora da área e marcou o terceiro. Finazzi, aos 43min, aproveitou rebote de Marcos e fechou o placar.
Jogo
O primeiro lance importante da partida foi o gol dos donos da casa. Aos 7min, Jancarlos cruzou da direita, Alceu furou e a bola sobrou para Lima, que dominou e bateu de esquerda para abrir o placar.
A desvantagem no início desnorteou a equipe palmeirense. Depois do baque inicial, o time de Emerson Leão equilibrou o jogo e teve chances de chegar ao empate. Em uma delas, Marcinho tabelou com Gioino e chutou forte da intermediária. A bola passou perto do travessão atleticano.
O Palmeiras partiu para cima. Por outro lado, permitiu que o time paranaense explorasse os contra-ataques. Aos 18min, Finazzi deu ótimo lançamento para Lima, que ganhou de Glaúber na corrida e chutou forte e cruzado, sem chances para Marcos.
O time atleticano não encontrava dificuldades para chegar ao gol, seja qual fosse a jogada. Numa cobrança de falta, Dagoberto cobrou falta com perfeição, mas a bola caprichosamente bateu na trave.
Mal em campo, principalmente na defesa, com Alceu e Marcinho Guerreiro, o Palmeiras se recuou e esperou pelo apito de final da primeira etapa.
No tempo complementar, o time alviverde voltou com a mesma equipe. O time até chegou a balançar as redes, após cobrança de falta de Marcinho, mas pelo lado de fora.
Aos 20min, Finazzi recebeu lançamento sem nenhuma marcação, ainda no seu campo de defesa. Ele carregou a bola até a área palmeirense, mas na hora da finalização chutou em cima de Marcos, perdendo a chance de marcar o terceiro.
Um minuto mais tarde, porém, o gol saiu. Warley, que havia acabado de entrar ao lado de Pedrinho para dar mais ofensividade, foi desarmado no meio-campo. A sobra ficou para Denis Marques, que chutou da entrada da área. A bola ainda desviou na defesa, enganando Marcos, antes de morrer no fundo do gol.
Antes do apito final, após diversas chances desperdiçadas, o Atlético-PR fez o quarto para dar números finais a partida. Alan Bahia arriscou de longe, Marcos rebateu para frente e Finazzi só teve o trabalho de empurrar para o gol.