Ao contrário do que muitos dos clubes que pleiteiam uma vaga na Copa Libertadores 2006 imaginavam, o terceiro colocado no Campeonato Brasileiro deste ano não terá presença garantida na fase de grupos da competição sul-americana, assim como aconteceu em 2005.
Nesta terça-feira, o Departamento Técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu um ofício no qual esclarece os critérios de classificação. O terceiro e quarto colocados do Brasileiro terão que disputar uma fase preliminar, no sistema ida e volta, contra equipes a serem definidas posteriormente pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).
Em 2005, o São Paulo entrou direto na fase de grupos do torneio, do qual se sagraria tricampeão, após terminar o Nacional 2004 em terceiro lugar na tabela. Por sua vez, o Palmeiras, quarto colocado no Brasileirão do último ano, teve que enfrentar o Taquari, do Paraguai, na Pré-Libertadores para obter o direito de disputar a primeira etapa do interclubes.
Além do Tricolor, atual campeão, o Brasil tem três vagas já reservadas na fase de grupos da competição. Elas estão destinadas ao Paulista de Jundiaí, campeão da Copa do Brasil, e também ao campeão e ao vice do Brasileirão deste ano.