O Santos derrotou o São Paulo por 2 a 1, neste sábado, no Morumbi, em um clássico marcado por muitos erros, e quebrou a seqüência de resultados negativos. Desfalcada de Giovanni, a última vitória da equipe santista havia sido no dia 4 de outubro, quando bateu o São Caetano pelo mesmo placar.
Com a vitória, o atual campeão brasileiro soma 52 pontos e está a três do Fluminense, quarto colocado, primeira equipe na zona da Libertadores. Já o São Paulo permanece com 44 pontos.
No primeiro tempo, os dois times tiveram poucas chances de gol. As melhores saíram dos pés dos são-paulinos. Dois arremates de Danilo passaram perto da trave e, na metade do período, Christian quase fez de cabeça.
O Santos, mais acanhado e sem muita criatividade, só deu seu primeiro chute a gol aos 39min. O lateral-direito Paulo César cobrou falta da meia-esquerda, mas mandou direto nas mãos do goleiro Rogério Ceni.
Os gols da partida foram marcados apenas na segunda etapa, sendo os três em erros das equipes.
Aos 5min, o meia Luciano Henrique recebeu na esquerda e cruzou na área, mas Renan desviou de cabeça e fez contra para o Santos.
O Santos fez o segundo aos 16min. Rogério Ceni bateu a falta na barreira, e Luciano Henrique aproveitou o contra-ataque que chegou ao atacante Geílson, que invadiu a área e chutou forte para as redes sem goleiro.
Com a desvantagem, o técnico Paulo Autuori resolveu colocar Amoroso, poupado para o clássico contra o Corinthians. O resultado veio em seguida.
O São Paulo conseguiu diminuir aos 26min. O goleiro Mauro soltou a falta cobrada pelo zagueiro Fabão, e a bola sobrou para Amoroso fazer o primeiro da equipe tricolor.
O São Paulo ainda teve várias chances de empatar após o primeiro gol, mas os atacantes Christian e Amoroso e o zagueiro Lugano desperdiçaram chances incríveis.
Na segunda-feira, o São Paulo tem o clássico contra o Corinthians, um dos 11 jogos remarcados pelo STJD por ter sido apitado por Edilson Pereira de Carvalho. Já o Santos enfrenta o Vasco, na quarta-feira, em São Januário.