O Grêmio cumpriu o dever de casa e venceu o Náutico, por 1 a 0, sábado, no estádio Olímpico, pela primeira partida do quadrangular final da Série B. A vitória, com ares de drama, só foi conquistada aos 42 minutos da segunda etapa, com um gol de cabeça de Domingos. Com o resultado o Tricolor fica em segundo lugar, com três pontos, atrás da Portuguesa. No próximo sábado o Grêmio enfrenta o Santa Cruz, no Arruda. Já o Náutico pega a líder Portuguesa nos Aflitos. A Portuguesa goleou hoje o Náutico por 4 a 1.
O primeiro tempo não foi produtivo para o Grêmio que jogava em casa e precisava mais do nunca da vitória. Mesmo com um time ofensivo, com Anderson, Samuel e Ricardinho atuando ofensivamente, o Grêmio não criou o suficiente para merecer a vantagem. A principal razão desta escassez de oportunidades era a eficiente marcação exercida pelo Náutico que congestionava o meio-campo chegando a ter vantagem no setor.
A primeira boa chance do Tricolor só foi ocorrer aos 23 minutos, depois de uma cobrança de falta perigosa de Anderson. Aos 27 minutos foi a vez do Náutico chegar com força através, com Paulo Matos obrigando Galatto a difícil defesa.
A melhor chance do Grêmio só foi ocorrer aos 36 minutos, num contra-ataque construído por Anderson. O lance acabou desperdiçado porque ao invés de chutar, o meia tentou passar para Ricardinho, que não alcançou.
O Grêmio começou a segunda etapa com Marcel no lugar de Anderson. A alteração melhorou o time que começou a produzir mais ofensivamente. Aos 15, Lucas fez bom toque para Ricardinho que obrigou o goleiro Rodolpho a grande defesa.
No entanto, o destino do jogo começou realmente a mudar depois que o zagueiro Marcelo Ramos, do Náutico, acabou expulso, aos 35 minutos. A partir deste instante, só deu Grêmio. Apesar da forte pressão o Náutico resistiu até os 42 minutos, quando brilhou a estrela do zagueiro Domingos: com uma forte cabecada, o jogador balançou as redes do Náutico e determinou a vitória gremista por 1 a 0.