Sem a chuva que atrapalhou a definição do grid e já com Fernando Alonso como campeão, o Grande Prêmio do Japão surpreendeu pela alternância de posições e pela briga acirrada pelas primeiras colocações. Mas quem brilhou mesmo foi Kimi Raikkonen. O finlandês da McLaren largou apenas no 17º lugar, mas teve um desempenho excepcional, assumiu a liderança a duas voltas do fim e venceu a penúltima etapa da temporada 2005 do Mundial de Fórmula 1. O italiano Giancarlo Fisichella e Alonso, ambos da Renault, respectivamente, completaram o pódio
Mais uma vez, parecia que o fim-de-semana seria perdido para Raikkonen. Nos treinos livres da sexta-feira, o motor da McLaren quebrou, fazendo com que ele perdesse 10 posições no grid e largasse apenas em 17º.
No entanto, a previsão não se confirmou. E mais: o que pintava como maré de azar virou sorte. A emocionante vitória de Raikkonen foi conquistada faltando apenas duas voltas para o fim. Tudo dava a crer que Fisichella terminaria na frente, mas o finlandês, em uma grande prova de recuperação, foi diminuindo a diferença e conseguiu a ultrapassagem que lhe garantiu mais 10 pontos no Mundial de Pilotos.
O resultado conquistado por Raikkonen mantém um domínio de Ferrari e McLaren em Suzuka, que dura desde 1997. O alemão Michael Schumacher venceu em 1997, 2000, 2001, 2002 e 2004, enquanto o brasileiro Rubens Barrichello ficou com o título em 2003. A hegemonia da equipe italiana foi quebrada em 1998 e 1999, com as vitórias de Mika Hakkinen, da escuderia inglesa.
Primeiro finlandês a vencer no Japão, Raikkonen conquistou sua sétima prova em 2005, já que, anteriormente, havia levado a melhor na Espanha, Mônaco, Canadá, Hungria, Turquia e Bélgica. Garantido como vice-campeão da temporada, ele soma uma vitória a mais que o campeão Alonso.
Entre os brasileiros, o melhor colocado foi Felipe Massa, da Sauber, que terminou em 10º, uma posição à frente de seu companheiro na Sauber, Jacques Villeneuve. Barrichello, que teve problemas logo na primeira curva, foi o 12º, enquanto Antonio Pizzonia abandonou na nona volta.
A temporada 2005 da Fórmula 1 termina no próximo fim-de-semana, com a disputa do GP da China, no circuito de Xangai. Se o campeão já foi definido, a prova servirá para decidir quem o Mundial de Construtores, que vê uma briga acirrada entre Renault, com 176 pontos, dois a mais que a McLaren.