O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Luiz Zveiter, anunciou neste domingo a anulação dos 11 jogos apitados pelo árbitro Edilson Pereira de Carvalho no Campeonato Brasileiro. Assim, o Corinthians assumiu a liderança da tabela de classificação.
Pivô do escândalo de corrupção na arbitragem, Edilson confessou ter recebido dinheiro para manipular resultados de jogos. Apesar do juiz não ter ganho propina para influenciar todas suas partidas, a entidade optou pela suspensão integral tentando evitar polêmicas maiores.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já escolheu as datas para a repetição de oito jogos. A primeira rodada será no dia 12/10, quarta-feira, às 16h (de Brasília): Vasco x Figueirense, Cruzeiro x Botafogo, Santos x Corinthians e Juventude x Fluminense.
Já a segunda rodada será disputada no dia 19/10, também quarta-feira, mas às 20h30: Vasco x Botafogo, Juventude x Figueirense, Paysandu x Cruzeiro e Ponte Preta x São Paulo.
Os jogos restantes (São Paulo x Corinthians, Fluminense x Brasiliense e Internacional x Coritiba) serão programados em função do andamento da Copa Sul-Americana.
Zveiter, com base nas conversas que teve com o próprio Edilson e os promotores do Ministério Público que investigam o esquema de corrupção, desistiu inclusive de analisar as fitas de todos os jogos.
Confira os jogos apitados por Edilson no Brasileiro:
8 de maio
Vasco 0 x 1 Botafogo
2 de julho
Ponte Preta 1 x 0 São Paulo
16 de julho
Paysandu 1 x 2 Cruzeiro
24 de julho
Juventude 1 x 4 Figueirense
31 de julho
Santos 4 x 2 Corinthians
7 de agosto
Vasco 2 x 1 Figueirense
10 de agosto
Cruzeiro 4 x 1 Botafogo
14 de agosto
Juventude 2 x 0 Fluminense
21 de agosto
Internacional 3 x 2 Coritiba
7 de setembro
São Paulo 3 x 2 Corinthians
10 de setembro
Fluminense 3 x 0 Brasiliense