Após Cimed e Shopping ABC/Aramaçan/Santo André terem ficado com as vagas reservadas na Superliga masculina aos dois primeiros colocados da Liga Nacional, será a vez das mulheres lutarem pela sua chance no Brasileiro de Vôlei em Cuiabá, esta semana. A partir de amanhã, oito equipes de cinco estados e do Distrito Federal tentam ficar entre os dois melhores da Liga Nacional feminina.
As disputas, que ocorrerão em Cuiabá, marcam a primeira vez que a competição será realizada fora de Brasília. Nas três edições disputadas na Capital Federal, as equipes paulistas se deram melhor: são dois títulos (Tênis/Oscar/Fadenp, em 2002, e Mogi das Cruzes, em 2004) contra um dos times catarinenses (Bluvolei/FURB, em 2003).
As equipes participantes da edição de 2005 foram divididas em duas chaves. Os dois primeiros colocados de cada chave se classificam para a semifinal, no sábado. A final será disputada no domingo. Na chave A, estão as equipes do Sport/Maurício de Nassau, do Recife, da Assembléia Paraense, de Belém, do FURB/Bluvolei, de Blumenau, e da Liga Santista/Santos FC. A chave B é integrada pelo UPIS, de Brasília, pelo UniNilton Lins, de Manaus, pelo UMC/Flex Pé, de Mogi das Cruzes, e pelo AABB Recife.