Florianópolis tinha sido um mero ensaio, ou treinamento para Iohana Petry, sorrisense que havia naquela oportunidade ficado com um baixo rendimento e consequentemente não havia alcançado o objetivo de até mesmo, disputar uma competição nacional em outra categoria.
Foi mesmo reserva de potencia. Ao lado de Angelina Mafrói, também sorrisense, a dupla deu show em Porto Alegre quando desta ultima etapa da seletiva para o Campeonato Mundial. E não foi somente na sua categoria 14 anos. Também na categoria 16 anos, Iohana deverá integrar a seleção brasileira, também ao lado da gaúcha Rafaela Silva.
“Iohana foi espetacular”, salientou o técnico Rogério Furtado, da seleção brasileira, que esteve acompanhando de perto a competição até mesmo pela responsabilidade de escalar a equipe verde e amarelo que entra em quadra no pedido de 03 a 09 de outubro em Madri.
Em 2002, Iohana já havia conquistado o titulo brasileiro na categoria 12 anos, categoria esta que deveria ser a principal metade convocação, mas tendo em vista todo o seu potencial assim como o aprendizado ser superior a atletas com idade superior deverá mesmo disputar o Mundial, em duas categorias.