A seleção mato-grossense de Kung-fu vai disputar nos dias 10 e 11 de setembro, o Campeonato Internacional de Kung-fu Wushu, em Santa Helena (PR). A delegação será chefiada pelo mestre Bruk, e contará com a participação do atleta Dergan Lopes, o primeiro mato-grossense a disputar um Campeonato Mundial de Artes Marciais, ficando em 2º lugar na categoria armas (espada). O evento foi disputado em Buenos Aires, na Argentina, em 2004.
Em Santa Helena, a disputa será em Wushu Moderno , modalidade que estará presente, pela primeira vez, em olimpíadas, estreando em Beijing (China), em 2008. O campeonato contará com a participação de atletas de quatro países – Brasil, Argentina, Paraguai e Chile – com a presença de cerca de 300 competidores.
Dergan Lopes, que irá competir nas modalidades armas e mãos livres, espera trazer bons resultados para Mato Grosso. “Este campeonato reunirá os melhores atletas da modalidade do país e da América Latina. Mesmo assim, acredito que estou preparado para conquistar mais um título para o Estado”, ressalta.
Este ano, Lopes disputou o Campeonato Pan-americano de Kung-fu Kuoshu, em São Paulo, e trouxe o troféu de primeiro lugar, também na categoria armas.