PUBLICIDADE

Montoya vence GP da Itália e Alonso está bem próximo de ser campeão mundial

PUBLICIDADE

Juan Pablo Montoya, da McLaren, venceu neste domingo o GP da Itália da Fórmula 1, conquistando a sexta vitória em sua carreira. Fernando Alonso, da Renault, foi o segundo colocado e praticamente garantiu o título campeonato de pilotos da temporada 2005.

O espanhol subiu para 103 pontos, abrindo vantagem de 27 pontos sobre o finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren, que terminou a prova na quarta posição.

Alonso tem chances de confirmar o título já no próximo domingo, em Spa-Francorchamps. O espanhol precisa deixar a Bélgica com no mínimo 31 pontos de vantagem sobre Raikkonen para ser o campeão antecipado.

Depois da Bélgica, restarão três provas para o final do campeonato (Brasil, Japão e China) e o finlandês poderia marcar no máximo 30 pontos (o vencedor de cada prova recebe 10).

O enorme passo de Alonso rumo ao título foi facilitado pela falta de sorte de Raikkonen no final de semana em Monza.

Na sessão de classificação o finlandês fez o melhor tempo, porém perdeu a pole-position por ter trocado de motor. Mesmo largando em 11º, Raikkonen fez uma ótima corrida e chegou a estar em segundo lugar antes da parada para reabastecimento na 25ª volta.

A estratégia concebida pela McLaren, que previa apenas uma parada nos boxes, permitiria ao finlandês chegar no mínimo ao final da prova na segunda colocação, atrás de seu companheiro de equipe, porém foi obrigado a trocar o pneu traseiro esquerdo duas voltas depois. Para piorar, o finlandês chegou a rodar quando tentava recuperar o tempo perdido.

O brasileiro Antonio Pizzonia, da Williams, terminou a prova na sétima colocação. Ele foi convocado para correr no sábado de manhã, já que o titular da equipe – Nick Heifeld – foi vetado pelos médicos da F-1 por estar com fortes dores de cabeça.

Já Rubens Barrichello, após superar Michael Schumacher na largada e se manter à frente do alemão em grande parte da corrida, foi obrigado a parar nos boxes para trocar um pneu danificado e ficou fora da zona de pontuação.

O alemão “herdou” a posição de Barrichello e terminou a prova na nona colocação. Felipe Massa também teve um desempenho discreto e ficou com a 10ª colocação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bahia recua de contratação de Pitta após Cuiabá pedir R$ 38 milhões

O Bahia desistiu da contratação de Isidro Pitta após...

Sport Sinop confirma mais duas novas contratações

Dois novos atletas foram contratados para reforçar o Sport...

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...
PUBLICIDADE