Apesar da atuação discreta, Robinho se despediu do Santos em grande estilo. Na noite desta quarta-feira, o time paulista venceu o Paysandu, por 3 a 2, de virada, após ver o adversário abrir 2 a 0 ainda no primeiro tempo. A última partida do atacante no Brasil, antes da apresentação no Real Madrid, foi realizada no estádio Mangueirão, em Belém (PA).
Com a vitória, o atual campeão saltou para 39 pontos, ao lado do líder Corinthians, mas perde no número de vitórias. Já o Paysandu segue na lanterna, com 16 pontos.
No adeus, o bicampeão brasileiro em 2002 e 2004 teve uma atuação discreta e não conseguiu marcar. O jogador viajará nesta quinta-feira a Madri, e amanhã se apresenta no Real.
Robinho, último jogador do elenco do primeiro título nacional, também ajudou o Santos a ficar com o vice em 2003, quando foi superado pelo Cruzeiro. Naquele mesmo ano, a equipe perdeu a final da Copa Libertadores para o Boca Juniors.
Robinho teve a sua atuação ofuscada na despedida pelo jovem Geílson. O jogador marcou um, deu o passe para o marcado por Giovanni e ainda particiou da jogada no gol da vitória, marcado por Zé Elias. Róbson e Marco Aurélio fizeram para os paraenses.
A partida começou aberta e com chances para os dois lados. Na primeira, Carlos Alberto, para os paraenses, arriscou o chute de longe e levou perigo para o gol de Saulo. Minutos depois foi a vez de Giovanni fazer boa troca de passes com Élton e rolar para Diego, de frente para o gol, furar.
Os donos da casa passaram a dominar a posse de bola, enquanto o Santos explorava os contra-ataques rápidos. Aos 17min, Marco Aurélio arriscou o chute de longe e Saulo fez a primeira de muitas defesas.
Além da pressão do Paysandu, o Santos acabou perdendo dois jogadores machucados com menos de 25min de jogo. O primeiro foi Ávalos, que sentiu uma fisgada na coxa após um pique. O segundo foi o atacante Diego, que se contundiu após uma dividida com o zagueiro Felipe. Hallison e Geílson entraram nos seus lugares, respectivamente.
A equipe paraense conseguiu abrir 2 a 0. Aos 32min do primeiro tempo, o artilheiro Róbson subiu mais alto que os zagueiros do Santos e, de cabeça, acertou o canto do goleiro Saulo.
O segundo gol saiu seis minutos depois. Marco Aurélio pegou a sobra dentro da área e chutou forte, sem chances para o camisa um do Santos.
No entanto, o Santos conseguiu reduzir a vantagem aos 45min. Giovanni recebeu passe de Geílson de frente para o gol e tocou por baixo do goleiro Alexandre Fávaro.
O Santos voltou melhor e chegou ao empate no início do segundo tempo. Aos 7min, Geílson, novamente, recebeu no meio da defesa paraense e chutou forte para igualar o placar.
A melhor chance de Robinho aconteceu aos 13min. O volante Bóvio chutou forte de fora da área, mas o atacante santista não conseguiu alcançar a bola na esquerda.
O gol da virada saiu aos 28min. O volante Zé Elias pegou uma sobra na esquerda e acertou o ângulo do gol de Alexandre Favaro.
Depois da virada, o Paysandu perdeu Felipe Saad. O jogador do time paraense recebeu o amarelo, mas reclamou com o árbitro e foi expulso.
Na segunda rodada do returno, o Paysandu encara o Fluminense, em Volta Redonda, no domingo. No mesmo dia, o Santos joga contra o Coritiba, na Vila Belmiro, para dar início à era pós-Robinho.