O Vasco venceu o Brasiliense por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, em São Januário, e completou o quinto jogo sem derrota no Campeonato Brasileiro (sendo quatro vitórias e um empate).
Com 28 pontos, o time abre seis de vantagem para a zona de rebaixamento, onde passou boa parte do primeiro turno. Já o Brasiliense, em 17°, tem 25 e corre o risco de ir para a zona de risco ainda nesta rodada, caso o São Paulo vença o Fluminense no Morumbi.
Os dois times tiveram pênaltis a favor e ambos foram desperdiçados, curiosamente pelos principais jogadores de cada equipe – Iranildo pelo Brasiliense e Romário pelo Vasco.
O jogo foi motivo de polêmica no primeiro turno. Dentro de campo, houve empate por 2 a 2. Mas o Brasiliense foi punido por vender ingressos, mesmo com a proibição da entrada de público pelo STJD.
O pontos da Partida foram passados para o Vasco, que passou a ser vencedor pelo placar de 1 a 0.
O primeiro tempo foi muito ruim. Os times erravam passes no meio de campo, o dificultou o trabalho de criação de jogadas.
A penalidade para o time da capital aconteceu aos 9min. Vergara fez falta dura em Alex Oliveira. Iranildo chutou forte, no meio do gol, e Roberto defendeu com a perna.
Roberto, aliás, fez sua melhor atuação com a camisa do Vasco. Além do pênalti, fez várias boas defesas.
O Segundo tempo começou com uma perspectiva diferente para o Vasco, que cresceu. E aos 4min teve chance de abrir o placar. Fernandinho aproveitou falha da zaga, roubou bola na área e foi puxado por André Turatto. Pênalti.
Aí aconteceu um lance raro. Romário bateu. E perdeu. O atacante bateu para fora, a direita do goleiro Eduardo.
O gol aconteceu aos 22min. Claudemir recebeu na área, driblou o marcador e rolou para Fábio Braz tocar para as redes. O próximo jogo do Vasco é no Ceará, contra o Fortaleza, no Domingo. O Brasiliense recebe, no sábado, o Palmeiras, no Distrito Federal.