Num clássico muito disputado o Fluminense derrotou o Botafogo por 2 a 1 na tarde deste domingo no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Beto e Gabriel marcaram os gols que levaram o Tricolor aos 23 pontos, liderando ao lado da Ponte Preta, mas levando desvantagem nos critérios de desempate. Já o Alvinegro sofreu sua quarta derrota consecutiva e estacionou nos 18 pontos. Alex Alves fez o gol de honra.
O jogo começou muito equilibrado, com os dois times se estudando e mais preocupados em se defender do que atacar. Sentindo a falta de César Prates, o Botafogo levava mais perigo nas jogadas pelo setor esquerdo, como aos oito minutos, quando Bill acionou Alex Alves, que chutou para fora.
Já o Fluminense assustava apenas em jogadas de bola parada, como aos 17 minutos, quando Preto Casagrande cobrou escanteio e Igor cabeceou sobre o gol. O Botafogo tinha maior poder de marcação no meio de campo, o que significa maior posse de bola e mais chances de gols. Aos 20, Guilherme recebeu na área e chutou sobre o gol.
Aos poucos o Botafogo passou a controlar as ações completamente e aos 23 minutos foi prejudicado pela arbitragem. Márcio Gomes cobrou escanteio, Guilherme desviou e Scheidt acertou a trave. No rebote, quando Rafael Marques se preparava para chutar, foi puxado por Gabriel e o árbitro Wagner Tardelli não marcou o pênalti.
O Botafogo tocava melhor a bola e sabia explorar também os contra-ataques. Num deles, aos 28 minutos, Bill avançou pela esquerda e chutou. A bola sobrou para Almir que, livre de marcação, chutou para fora, perdendo grande oportunidade. Três minutos depois foi a vez de Alex Alves receber livre na área e chutar para fora.
Porém a velha máxima de que ‘quem não faz, leva’ acabou prevalecendo favoravelmente ao Fluminense, aos 45 minutos. Leandro puxou contra-ataque e acionou Beto, que fez grande jogada individual e chutou sem chances para Max.
O Fluminense voltou para o segundo tempo mais arrumado e o Botafogo sentiu golpe do gol sofrido no fim da primeira etapa. Isso fez com que o jogo caísse muito de produção.
Porém, aos 12 minutos, num descuido da defesa tricolor, o Botafogo chegou ao empate. Juca lançou a bola na área, na rebatida, Gabriel Santos tocou com a mão na bola, com o árbitro marcando o pênalti. Alex Alves converteu a cobrança.
O jogo então ficou mais emocionante, com os dois times buscando o gol. Aos 15 minutos, Guilherme recebeu passe de Bill e chutou para boa defesa de Kléber. Dois minutos depois foi a vez do goleiro botafoguense fazer uma defesa providencial num chute de Gabriel.
O Fluminense levava muito perigo também em jogadas de bola parada. Aos 25, Lino cobrou falta e Max defendeu com dificuldades. A partir dáo o Tricolor começou a dominar as ações. Tanto que aos 31 minutos o Fluminense desempatou. Leandro invadiu a área e foi derrubado por Rafael Marques. Gabriel cobrou o pênalti e recolocou o Tricolor em vantagem.
O Botafogo então sentiu o golpe e o Fluminense conseguiu admnistrar a vantagem até o fim.