A boa fase do Corinthians foi oficialmente embora neste domingo. Depois de cinco triunfos consecutivos, o time caiu diante do Fluminense no último final de semana e entrou em campo contra o Fortaleza, no Ceará, para se reencontrar com a vitória. Não deu certo e os donos da casa levaram a melhor: 2 a 1.
Com o resultado, a quarta derrota do Timão no Campeonato Brasileiro, a equipe caiu para a oitava colocação da competição. Já o Tricolor chegou aos 12 pontos, deu adeus à zona de rebaixamento e deu um grande salto na tabela de classificação.
O Alvinegro começou melhor e abriu a contagem logo aos quatro minutos, em cabeçada de Abuda. O time do Parque São Jorge, no entanto, parou de jogar e permitiu a reação dos donos da casa, que empataram ainda no primeiro tempo, aos 36, com Mazinho Lima. O mesmo Mazinho Lima marcaria no segundo tempo e daria a vitória ao Tricolor.
As duas equipes voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo final de semana. No sábado, pela 11ª rodada, o Fortaleza busca mais três pontos em Belém, contra o Paysandu. Domingo é dia de clássico no Morumbi, já que o Timão encara o arqui-rival Palmeiras.
O jogo – O Corinthians começou a partida em ritmo forte e logo assustou em cobrança de falta de Coelho, que Bosco colocou para escanteio. Na cobrança do tiro de canto, aos quatro, o próprio camisa dois levantou no segundo pau e Abuda apareceu bem para cabecear forte e abrir o placar.
O susto acordou o Fortaleza, que partiu para cima em busca do empate. Aos dez, Lúcio bateu de fora da área, a bola desviou em Betão e quase matou Fábio Costa. No minuto seguinte, o camisa oito ganhou de cabeça na pequena área, mas pegou mal e mandou à direita.
A essa altura, o Alvinegro ainda assustava em algumas boas jogadas pelo lado esquerdo, com Édson e Gustavo Nery. Em uma delas, Jô recebeu de frente para o gol, mas mandou por cima. Em outra, ele cabeceou bem e obrigou boa defesa do goleiro Bosco.
Enquanto isso, o Tricolor continuava buscando a igualdade no marcador, e ela veio em uma grande bobeira da retaguarda adversária. Aos 29, Lúcio chegou à linha de fundo e deu um balão para a área. Marinho e Rosinei ficaram assistindo a bola chegar limpa para Mazinho Lima, que bateu no canto direito de Fábio Costa.
O gol provocou uma pane no sistema defensivo do Corinthians e o que se viu a partir daí foi uma forte pressão do Fortaleza. Os donos da casa estiveram perto de marcar com Erandir, que apareceu sozinho na área, mas o 1 a 1 persistiu até o final do primeiro tempo.
Para corrigir a falta de marcação no meio-campo, o técnico Márcio Bittencourt sacou o lateral-direito Coelho e promoveu a entrada do volante Bruno Octávio. Com isso, Gustavo Nery e Édson passaram a ocupar suas posições de origem, as laterais esquerda e direita, respectivamente.
Coincidência ou não, o Corinthians voltou bem para a etapa final e esteve perto de marcar logo aos três minutos. Bruno Octávio puxou contra-ataque, ignorou a passagem de Abuda, que saía na cara do gol e bateu da meia-lua. Bosco rebateu e Abuda tocou por cima no rebote.
O castigo veio no minuto seguinte, quando Amaral fez o que quis para cima de Gustavo Nery e cruzou. Betão afastou de cabeça e a sobra ficou com Mazinho Lima, que mais uma fez pegou de primeira, sem deixar a bola cair. O chute não foi dos mais potentes, mas foi no canto esquerdo de Fábio Costa, que não esboçou reação.
Não restou ao Alvinegro opção diferente de partir para cima em busca do empate. Até os 20 minutos, a equipe esteve bem e criou duas grandes chances para marcar, ambas desperdiçadas por Abuda. Aí o Fortaleza se fechou e dificultou as coisas para o adversário.
Márcio tentou as últimas cartadas promovendo as entradas de Dinélson e Wilson, mas as alterações não deram o resultado esperado. O Fortaleza esteve muito mais perto de ampliar do que o Corinthians de igualar o marcador e a partida terminou mesmo em 2 a 1 para os donos da casa.