O presidente da Federação Mato-grossense de Motociclismo (FMM), Nélson Roberto Campos e o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Baiano Filho, fizeram, hoje pela manhã, o lançamento oficial da quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, prova que acontecerá neste final de semana, no complexo da Lagoa Trevisan, em Cuiabá. A solenidade, com a presença de representantes da FMM, empresa Lagoa Trevisan, Seel e imprensa, ocorreu no gabinete do secretário Baiano Filho.
O presidente da FMM agradeceu o apoio que vem recebendo da Seel e da imprensa e conclamou a mesma união para fazer com que a prova do final deste semana “tenha sucesso igual ou superior ao registrado no ano passado”. Nélson Roberto lembrou que a prova realizada em Cuiabá em 2004 (semifinal), foi considerada uma das melhores do campeonato, com a presença de um público superior a 10 mil pessoas.
“Fizemos um trabalho no ano passado, que recebeu elogios da imprensa e dos patrocinadores. Por estes resultados, nosso Estado hoje permanece no cenário nacional para sediar uma etapa do Brasileiro”, disse o dirigente da CBM, ao observar que em um País de 27 estados, Mato Grosso é um dos oito que sediam a prova.
A expectativa da federação é que este ano a disputa que acontecerá nos dias 28 e 29 deste mês, reúna cerca de 150 pilotos, número superior ao do ano passado (120). “Em 2004, a prova realizada em Cuiabá valeu pela semifinal e, devido a isso, muitos pilotos que não tinham mais chances, não vieram. Agora, creio que vamos ter o circo completo”, disse o dirigente.
Por sua vez, o secretário Baiano Filho disse que “mais uma vez, o Governo do Estado e a Seel, está trabalhando no sentido de apoiar outra grande realização”. Baiano fez questão de destacar a parceria com a FMM, CBM e o empresário do complexo da Lagoa Trevisan, Sr. Carlos Trevisan, representado por seu filho, no lançamento da prova. Rodrigo Trevisan disse que os trabalhos de preparação da pista, estão adiantados e devem ser concluídos nesta quinta-feira.
Ainda durante o lançamento, o secretário Baiano Filho recebeu de um representante da Federação Mato-grossense de Automobilismo, o anteprojeto da construção de um autódromo de padrão internacional na área do complexo da lagoa. “Seremos um parceiro na luta pela realização deste sonho”, disse Baiano.
SEGURANÇA – Conforme os organizadores do evento, haverão três conjuntos de arquibancadas, sendo um da própria CBM e mais dois de empresas da Capital. Durante a entrevista coletiva, Nélson Roberto assegurou que, “as arquibancadas só serão liberadas para o público depois de passar por rigorosa avaliação do Corpo de Bombeiros”. Todas as providências já estão sendo tomadas no sentido de oferecer total segurança ao público.
Os representantes da Confederação, envolvidos neste evento, a exemplo do presidente da CBM, Lincoln Miranda Duarte e o diretor de provas, Marcos Vinicius ‘Tucano’, devem chegar amanhã à noite para acompanhar os preparativos finais.
Os pilotos desembarcam na manhã de sexta-feira e já no sábado, às 9h30, entram na pista para os treinos livres. Nesse mesmo dia, à tarde, acontece o treino cronometrado que define a ordem de largada. No domingo de manhã, acontece o ‘warm-up’ (treino de largada) e, finalmente, por volta do meio-dia, será dada a largada para a primeira das cinco baterias. O ingresso para a prova vai custar 10 reais.