O Grêmio começou de forma negativa a sua caminhada para a sonhada volta à elite do Campeonato Brasileiro. Na estréia do técnico Mano Menezes, que assumiu o lugar de Hugo De Leon, o Tricolor acabou superado fora de casa pelo Gama por 2 a 1 pela Série B.
No início do jogo, os gaúchos deram a impressão de que iam dominar com facilidade. O primeiro gol saiu com apenas três minutos, quando Anderson invadiu a área pela esquerda e bateu no canto, vencendo o goleiro Alencar. Mesmo em vantagem, o Grêmio continuou atacando e teve outras chances para ampliar.
Na segunda etapa, entretanto, Mano Menezes viu sua defesa parar no gol de empate do Gama. Maia apareceu livre e só teve o trabalho de encobrir o goleiro Eduardo. Para piorar, os gaúchos perderam Marcelo Oliveira, expulso.
Apesar da desvantagem numérica, o Grêmio continuou melhor. Bruno e Somália acertaram a trave nos momentos finais. Mas, para completar a noite trágica, o Gama conseguiu a virada. Em cobrança ensaiada de falta, Vítor escapou na área e bateu para vencer Eduardo, determinando mais um fracasso gaúcho.
Agora, o Grêmio pensa na reabilitação, na sexta-feira, contra o Avaí, no estádio Olímpico. O Gama busca a segunda vitória diante da Anapolina, fora de casa.