O São Paulo fez sua lição de casa e está a um passo do título brasileiro. A vitória da noite desta quinta-feira por 3 a 0 contra o Botafogo no Morumbi fez a diferença em relação ao vice-líder Internacional – que tropeçou nesta rodada diante do Santos – voltar a sete pontos (70 contra 63). Com isso, o Tricolor pode garantir a taça no próximo final de semana.
A missão será, entretanto, complicada. Para ser campeão, o São Paulo precisa vencer no domingo o Goiás, no estádio Serra Dourada, e ainda torce por uma derrota do Internacional no dia anterior contra o frágil Fortaleza, no Beira-Rio. Já o Botafogo, que estaciona nos 49 pontos e observa o sonho de uma vaga na Libertadores-2007 ficar mais longe, busca a reabilitação diante de outro paulista: enfrenta o Palmeiras, no Parque Antártica.
Com o objetivo de se aproximar ainda mais do título, o São Paulo iniciou a partida com maior posse de bola. Em cinco minutos, os donos da casa tiveram a chance de finalizar em duas oportunidades através de cobranças de falta de Fabão. Em uma delas, o goleiro do Botafogo, Max, fez boa defesa.
Aos 11 minutos, a sorte quase ajudou o São Paulo. Souza recebeu com liberdade na direita e tentou o cruzamento. A bola saiu muito fechada e tocou no travessão adversário. Só que a superioridade do time de Muricy Ramalho foi amenizada com o passar do tempo. O Tricolor pecava pela falta de velocidade e criatividade no setor ofensivo.
O jogo só voltou a ter emoção pouco antes do intervalo. Aos 37 minutos, na primeira oportunidade do Botafogo, Zé Roberto recebeu com liberdade na esquerda, fintou Miranda e bateu para excelente intervenção de Bosco. No contra-ataque, Aloísio cruzou para Souza, mas Max saiu nos pés do adversário para evitar o gol.
Quando todos esperavam o 0 a 0 no intervalo, o São Paulo abriu o marcador nos acréscimos. Aloísio aproveitou bola espirrada no meio-campo e serviu Leandro nas costas da zaga. O camisa nove invadiu a área e tocou por cima de Max para, em seguida, explodir junto com os torcedores que foram ao Morumbi.
Mesmo com a vantagem, Muricy Ramalho se mostrou insatisfeito com o São Paulo. Na volta do intervalo, colocou André Dias no lugar de Lenilson. Depois de nove minutos do segundo tempo, o Botafogo respondeu com a entrada do atacante Wando na vaga do meio-campista Juca e ficou mais ofensivo.
Só que o jogo não empolgava. O São Paulo voltou a assustar somente aos 15 minutos, quando Souza invadiu a área pela esquerda e serviu Leandro. Desequilibrado, o atacante são-paulino esticou a perna e arrematou por cima para desespero dos são-paulinos.
A monotonia tomava conta da partida até que, aos 25 minutos, o Tricolor encaixou um contra-ataque para definir a fatura. Leandro desceu com liberdade pela direita e cruzou. Mineiro errou a finalização de voleio na área, mas a bola sobrou para Souza tocar na saída de Max e marcar o segundo dos donos da casa.
No final, o São Paulo ainda pôde ampliar sua vantagem. Ilsinho recebeu com liberdade na direita, levantou a cabeça e cruzou no segundo pau. Leandro dominou a bola e só esperou a saída de Max para definir: 3 a 0.