O Grêmio bateu o Juventude, por 2 a 1, no estádio Alfredo Jaconi, recuperando a terceira posição no Brasileirão depois de duas derrotas consecutivas no estádio Olímpico. Alessandro e Tcheco marcaram os gols gremistas. Christian descontou para o time de Caxias. Na próxima rodada o Tricolor enfrenta o Atlético-PR, no Paraná. Já o Juventude vai ao Rio enfrentar o Vasco da Gama.
O Juventude, atuando em casa, começou o jogo em cima do Grêmio, antes mesmo dos primeiros 10 minutos, o time da Serra já tinha três escanteios a seu favor contra nenhum do Grêmio. Mas Mano Menezes tinha uma carta na manga.
O lateral Alessandro começou o jogo atuando no meio campo, já que nem Hugo nem Leo Lima estavam à disposição. E a criatividade de Mano Menezes foi premiada logo aos 11 minutos. Com um passe inteligente, Tcheco encontrou Alessandro em posição privilegiada. Na cara do gol, Alessandro só teve o trabalho de balançar as redes, desviando a bola de André.
Logo no lance posterior, o Juventude quase marcava com Christian, mas a bola acabou parando nas mãos de Marcelo Grohe. Depois da defesa, Marcelo precisou ser substituído devido a um problema na mão. Assim, logo nos primeiros minutos, as cartas estavam postas com o Juventude precisando agredir o Grêmio que especulava em contra-ataques.
Pressionando o Grêmio, o Juventude quase empatou aos 23 minutos. Bruno cruzou na área e Fernando desviou de carrinho. A bola passou raspando o poste de Galatto. O Grêmio, priorizando a defesa, só foi criar uma nova chance aos 36, com um tímido chute de Ramón, de fora da área, sem perigo ao gol de André. No final da primeira etapa o Grêmio ainda desperdiçaria uma chance clara co Alessandro.
Se o gol era a solução para os planos de vitória gremista, os cartões eram os problemas. Ao terminar o primeiro tempo, o Tricolor já tinha quatro cartões amarelos, sendo três deles para jogadores do setor defensivo: Evaldo, Patrício e Jeovânio.
A segunda etapa começou mais uma vez com o Juventude tentando impor pressão sobre o Grêmio. Encolhido em seu campo de defesa, com a zaga sobrecarregada outro, zagueiro gremista levaria o amarelo. Desta vez era William que deixava a defesa com apenas Bruno Teles sem cartão. Como era o terceiro, William está fora do confronto do final de semana, contra o Atético-PR.
Se o Grêmio não conseguia atacar, o Juventude também não chegava com mais força à meta gremista. Para tentar mudar o panorama desfavorável do jogo, Ivo Wortmann colocou me campo Leandrinho no lugar do atacante Bruno, de atuação discreta. Em campo a tentativa de dar ofensividade ao Ju se refletia como liberdade a Tcheco, que armava as principais jogadas do Grêmio.
Aos 25 minutos o Grêmio marcaria seu segundo gol justamente através de Tcheco. O meia cobrou o escanteio que acabou desviado por Antônio Carlos, mas o zagueiro do Juventude colocou a mão na bola, pênalti. Ele mesmo cobrou e marcou. Grêmio 2 x 0 Juventude. Eram jogados 26 minutos.
Mas o Juventude não estava morto. Aos 35 Christian acertava a trave de Galatto com uma bela cabeçada. Continuando na pressão o Juventude descontou aos 44 minutos com o mesmo Christian, mas a vitória estava consumada.