Cinco medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze. Esse foi o saldo de Mato Grosso que participou das Olimpíadas Escolares Brasileiras 2006, realizadas no período de 06 a 15 de outubro, em Brasília (DF). As olimpíadas reuniram mais de 2.700 estudantes de 630 instituições públicas e privadas, que representaram 25 Estados brasileiros. Nesta fase disputaram atletas com faixa etária entre 15 e 17 anos, nas modalidades de futsal, vôlei, basquete, handebol, xadrez, natação, atletismo e judô, com destaque para o tênis de mesa, inserido este ano nas olimpíadas.
Nas competições individuais, Mato Grosso teve um ótimo rendimento. No atletismo, os destaques ficaram por conta dos atletas Daniel de Souza, representante do Colégio São José, do município de Sorriso, que faturou duas medalhas de ouro, nas provas de Arremesso de Peso e Disco, repetindo a conquista de 2005, na prova do disco. Na prova dos 1.500 metros, uma das provas mais difíceis do atletismo, que avalia a resistência do atleta, o ouro foi garantido por Poliana Oliveira, da Escola Estadual Jardim Bela Vista, também de Sorriso. Poliana também conquistou a prata nos 800 metros.
Os alunos de Sorriso não deixaram por menos no brasileiro. Na prova de lançamento de dardos, a atleta Fernanda Costa, da Escola Estadual Leonel Brizola, levou o ouro. Ainda no atletismo, a atleta Marcilene Barbosa, da Escola Estadual João Sato, de Araputanga, conquistou a prata na prova de arremesso de disco.
A natação foi a segunda modalidade com maior destaque na delegação mato-grossense. Assegurando o primeiro lugar na prova 100 metros peito, conquistada pelo atleta Yuri Wjciechowski, do Colégio Isaac Newton; bronze na prova 100 metros borboleta, com Henrique Ferrari, do Colégio São Gonçalo e mais um bronze com a atleta Yolen Pinto, nos 200 metros medley, categoria absoluto, do Colégio Isaac Newton, todos de Cuiabá. Vale ressaltar, que os três nadadores fazem parte do Projeto Olimpus – Bolsa Atleta, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer e que visa o repasse mensal de uma bolsa equivalente a R$ 800 reais, para custeio e aquisição de materiais durante o período de um (01) ano.
Nas modalidades coletivas, Mato Grosso conquistou o 7º lugar no basquete feminino, disputado pela Escola Estadual João Sato e o 12º lugar no masculino, representado pelo Instituto Cuiabano de Educação (I.C.E.). No handebol masculino, o Estado ficou com o sétimo lugar, representado pelo Centro Educacional Vinícius de Morais/Sorriso, e no feminino, o Colégio Carcher Dal Bosco/Sinop ficou em 18º lugar. No voleibol feminino, o Estado conseguiu a 16ª colocação, representado pela E.E. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do município de Vera, e no masculino, o Colégio Isaac Newton amargou o 19º lugar.
A segunda fase das Olimpíadas Escolares será no período de 17 a 26 de novembro, em Poços de Caldas (MG). Nesta categoria competirão alunos com faixa etária entre 12 e 14 anos. As Olimpíadas são realizadas pelo Ministério dos Esportes, em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro.