Desembarca na próxima semana em Cuiabá, a equipe técnica que faz parte da comissão avaliadora da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) para uma primeira análise das obras de construção do ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins, localizado no Complexo Esportivo do Verdão. A equipe composta pelo diretor de Eventos Internacionais, Fábio Azevedo, e pelo Gerente de Eventos Nacionais, Renato D’Ávila deve realizar as primeiras avaliações quanto às condições técnicas e estruturais do novo ginásio. A intenção do Governo do Estado é inserir Mato Grosso no circuito internacional já no próximo ano, transformando o estado na sede de uma das etapas do mundial de voleibol, em meados de 2007.
Nesse sentido, a Federação Mato-grossense de Voleibol já encaminhou à Secretaria de Estado de Esportes e Lazer o Caderno de Encargos com as orientações da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), quanto as exigências estruturais e físicas, como capacidade de público acima de 8.000 pessoas, sala de imprensa, itens de segurança, qualidade da estrutura física, entre outras necessidades fundamentais, além da logística para hospedagem, alimentação, transporte local e segurança dos jogadores.
O Governo do Estado deve assinar até a próxima semana, uma carta de intenção junto a Confederação Brasileira de Voleibol manifestando o interesse de Mato Grosso em sediar uma das etapas internacionais em 2007. Para tanto, a expectativa é para que as obras do novo ginásio estejam concluídas até o início de abril, quando restarão apenas dois meses para as últimas vistorias para a realização das provas.
De acordo com o calendário do Mundial, Mato Grosso deve pleitear as datas que envolvem das disputas entre Brasil e Coréia do Sul, nos dias 08 a 10 de junho, ou a partida entre Brasil e Canadá, no período 15 a 17, também em junho.
“O estado hoje tem a garantia dada pela própria empreiteira de que o ginásio estará pronto a tempo hábil para a última vistoria da CBV e conseqüente realização do evento. O cronograma da obra está sendo mantido rigorosamente”, afirmou Laércio de Arruda, secretário de Esportes.
A CBV realizará a primeira vistoria as obras, na próxima quarta-feira, 11.10, a partir das 15h. A visita contará com a presença do secretário de Estado de Infra-estrutura, Vilceu Marchetti; secretário de Esportes, Laércio de Arruda; presidente da Federação Mato-grossense de Vôlei, Gerson Menegatti, e engenheiros.