Depois de sofrer com o excesso de passes errados e com a ineficiência do ataque no primeiro tempo, o Peixe se acertou na etapa final e fez 3 a 0 no Flamengo neste domingo na Vila Belmiro, acabando com o incômodo tabu de não vencer times cariocas na atual edição do Campeonato Brasileiro. Agora, o time da Vila mantém a escrita de não perder do rubro-negro na Baixada desde 1976, ocasião na qual o próprio Wanderley Luxemburgo, à época lateral-esquerdo, definiu o 2 a 1.
Os dois primeiros gols, marcados por Wellington Paulista e Zé Roberto, tiveram participação direta do camisa sete Jonas, que fez lindas tabelas com os companheiros e deixou a dupla em excelentes condições para vencer o goleiro Bruno. Rodrigo Tabata, que substituiu Zé Roberto, completou o placar
O gol de Zé Roberto mereceu aplausos especiais do Rei Pelé, que assistiu ao jogo das tribunas da Vila Belmiro e viu o principal reforço santista balançar as redes pela primeira vez com a dez às costas.
O resultado levou o time de Wanderley Luxemburgo aos 43 pontos na tabela, suficientes para garantir a terceira colocação até o próximo sábado pelo menos, já que o Internacional fará a partida que lhe falta do primeiro turno diante do Paraná Clube e poderá ultrapassar o Peixe na classificação.
Como no próximo final de semana haverá eleições em todo o país e apenas os jogos atrasados do primeiro turno acontecerão, Santos e Flamengo só voltarão a jogar pelo Campeonato Brasileiro no dia 5 de outubro. O Peixe encara o Corinthians no clássico do Pacaembu, enquanto o rubro-negro carioca joga diante do Fluminense, no Maracanã. As duas partidas têm início previsto para as 20h30. Na próxima quarta-feira, o Peixe encara o San Lorenzo, na Argentina, pela segunda fase da Copa Sul-americana.
As melhores chances do Peixe na etapa inicial saíram dos pés de Cléber Santana. No primeiro lance, o jogador avançou sozinho no meio da zaga carioca, mas bateu fraco, nas mãos de Bruno. Na segunda chance o camisa 11 bateu forte, de longe, e a bola triscou a trave direita do camisa um rubro-negro. Em sua primeira boa jogada, Wellington Paulista carimbou a trave no finalzinho do primeiro tempo, após cruzamento de Kléber.
O Flamengo, por sua vez, chegou com perigo em cobrança de falta do ex-corintiano Renato. Fábio Costa bateu-roupa, mas Juan, de primeira, mandou a bola perto da praia do Gonzaga, para alívio da torcida alvinegra.
No início da etapa final, o Flamengo criou mais chances do que em todo o primeiro tempo. Renato, aos 30 segundos, obrigou Fábio Costa a defender com o pé direito. Na cobrança do escanteio, mais uma vez Renato, agora de cabeça, só não fez o gol graças a Maldonado, que tirou em cima da linha.
O time carioca continuou melhor na partida, mas foi o Santos quem tirou o zero do placar aos 14 minutos. Prestigiados por Luxemburgo, Jonas e Wellington Paulista finalmente se encontraram. Em uma jogada iniciada pelo camisa nove, Jonas devolveu de calcanhar e Wellington Paulista, com tranqüilidade, bateu o goleiro Bruno: 1 a 0. O próprio Wellingto ampliou aos 22 após cruzamento de Denis, mas a arbitragem, corretamente, anulou marcando impedimento do camisa nove.
O que não deu para anular foi a pintura de gol de Zé Roberto seis minutos depois. Em tabela envolvente com Jonas, o camisa dez recebeu na frente, se livrou de um zagueiro e estufou as redes com categoria, para a alegria de um ilustre torcedor das tribunas da Vila, o Rei Pelé. No finalzinho, Rodrigo Tabata, que entrou no lugar de Zé Roberto, fez 3 a 0.